‘O Quarto de Romeo’ estreia na Funarte MG

Questionar as normas atribuídas aos papéis de gênero desde a infância é a proposta do espetáculo teatral O quarto de Romeo, primeiro solo do ator Hudson Muniz, que faz curta temporada de 27 a 30 de julho, na Funarte MG.

As memórias de infância são revividas e contadas pelo ator/personagem, em um jogo no qual se cruzam relatos pessoais e outros coletados no processo de criação do trabalho. Também são pontos destacados na obra a discriminação e situações de bullying em instituições centrais na vida das crianças como a escola e o próprio círculo familiar.

O espetáculo questiona padrões estabelecidos pela sociedade para os pequenos desde a infância. Por que tem que ser “azul para os meninos, rosa para as meninas”? Por que meninos não podem se vestir como meninas e vice-versa? Como se sente a criança que não se encaixa nesses padrões?

As vivências são transportadas para o jogo da criança, que dentro de seu quarto – seu mais íntimo refúgio, (onde se encontra seu próprio e vasto mundo) chega ao ponto de revelar o próprio ator, seu ponto de vista acerca do tema e as suas próprias experiências enquanto adulto.

O nome Romeo foi escolhido tendo como base o caso do britânico Romeo Clarke, noticiado em revistas e jornais no ano de 2014. Na época, o garoto que tinha cinco anos foi afastado das atividades extraescolares por frequentá-las usando vestidos de princesa.

A partir do trabalho autoral em experimentos cênicos, encenação e dramaturgia foram compostas simultaneamente, tendo como disparadores elementos da expressão corporal, da manipulação de objetos e, sobretudo, os relatos sobre infância e gênero.

O projeto foi desenvolvido em intercâmbio entre Argentina e Brasil, abarcando a pesquisa sobre o tema em ambos os países, incorporando elementos dos idiomas castelhano e português, além de ícones da infância dos anos 90. A equipe de trabalho também é formada por profissionais de ambos os países.

Sobre Hudson Muniz
É formado pelo Teatro Universitário da UFMG em 2013 e graduando em Composição Coreográfica com habilitação em Expressão Corporal pela Universidad Nacional de las Artes (UNA). Em sua trajetória, estudou no Atelier de Artes Integradas (Itabirito/MG) e foi membro fundador da Cia. Teatral Dona Maria Fulô, onde trabalhou por oito anos desenvolvendo espetáculos e encontros de teatro de rua. Desde 2014, investiga a relação do corpo e movimento, se aproximando da dança. Atualmente faz parte do Grupo Expresión de Buenos Aires e do Grupo El Tomate de Teatro Callejero.

Sobre Rafaela Kênia
Rafaela Kênia tem formação de ator pelo Teatro Universitário da UFMG e é graduada em Teatro/Licenciatura pela UFMG. Cofundadora, atriz-pesquisadora e produtora do Grupo Teatro Público, pesquisa as relações entre teatro e sociedade, a inserção da ficção no cotidiano da cidade a partir do diálogo entre as intervenções urbanas e a performance. Entre seus mais recentes trabalhos destacam-se os espetáculos: Naquele Bairro Encantado, estreado em 2011, no bairro Lagoinha, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com direção de Rogério Lopes; e Saudade, estreado em 2014, no bairro Saudade, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com direção coletiva. Atua também como atriz e manipuladora de objetos e formas animadas no Grupo de Teatro de Bonecos Caixa Quatro e como professora de Teatro no Centro de Educação Infantil do Sesc MG Contagem/Betim.

Ficha Técnica

Direção: Rogério Lopes
Atuação: Hudson Muniz
Dramaturgia: Rafaela Kênia e Hudson Muniz
Direção de Movimento: Victor Pedrosa
Figurino: Mariana CR Suárez
Cenografia: Agustina Hubert
Maquiagem: Davi Ávebra
Iluminação: Istéfani Pontes, Akner Gustavson e Byron O`Neill
Programação Visual: Ariana Moraes
Tradução para espanhol: Sofia Calvo Pugliese
Teasers: Laura Canedo
Operação de luz e som: Istéfani Pontes e Victor Pedrosa
Produção: Rafaela Kênia
Assistente de Produção: Davi Ávebra
Agradecimentos: Teatro Universitário da UFMG, Funarte MG e aos que contribuíram com relatos de suas infâncias no processo de criação da obra.

Serviço

O Quarto de Romeo

De 27 a 30 de julho
Quinta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro  – Belo Horizonte (MG)

Duração: 50 minutos
Ingresso:
R$ 20 / R$ 10 (meia)
Classificação etária: 14 anos