Foram dois os vencedores do I Concurso Itamaraty de Composição Musical, concurso promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com a Academia Brasileira de Música e a Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Na categoria ‘dobrado’, Renato Dall Ago venceu com a obra intitulada A Travessia do Rio da Prata e irá receber um prêmio no valor de R$ 20 mil. Na categoria ‘fanfarra’, o vencedor é Helder Alves de Oliveira com a composição Apophrades, e será premiado com R$ 15 mil.
As duas obras foram selecionadas pela Comissão Julgadora, formada pelos acadêmicos Edmundo Villani-Côrtes, Ernani Aguiar, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian e Ronaldo Miranda.
I Concurso Itamaraty de Composição Musical teve como objetivo incentivar a produção de nova literatura musical, além de prestar homenagem aos 50 anos do Palácio do Itamaraty, sede do MRE.
As obras vencedoras serão incorporadas ao Banco de Partituras de Música Brasileira da Academia Brasileira de Música e vão compor a Coleção Itamaraty de Composição Musical.
Sobre os autores
Renato Dall Ago é natural de Porto Alegre (RS), onde começou seus estudos musicais aos 10 anos, na Banda Marcial do Colégio São João, da qual é regente desde 2012. Estudou solfejo e trompete com Manoel Luis Mota Dias, maestro Mota. Desde 2005, participa como trompetista de grupos de vários gêneros. Atualmente, é integrante da Banda Calote e Di Ligt & Banda. Atua como arranjador de diversas orquestras e bandas do Rio Grande Sul como a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Orquestra de Violões de Gramado, Orquestra Filarmônica da PUCRS e Orquestra Municipal de Garibaldi. Em 2014, formou-se no curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharelado em composição.
Helder Alves de Oliveira, licenciado em música e técnico em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN foi professor substituto de Análise e Percepção Musical da mesma instituição. É mestre em composição pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, sob orientação de Liduino Pitombeira, e estudou composição com Danilo Guanais (UFRN) e Manoel Nascimento (Conservatório Pernambucano). Atualmente, cursa doutorado em Poéticas da Criação Musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, sob orientação de Liduino Pitombeira. É autor de vários artigos apresentados em congressos nacionais e de diversas obras premiadas, como Devaneio, no Concurso Funarte de Música Clássica 2012; Dimensões, 3º lugar no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri em 2013; Gênesis, 2º lugar no Concurso Nacional de Composição Guerra-Peixe: 100 anos, em 2014; Kesem, 1º lugar no 3º Concurso Nacional de Composição EM/UFRJ, centenário Guerra-Peixe, em 2014. Foi bolsista do Seminário em Música Contemporânea – UFBA, 2014. Recebeu o 5º lugar no Concurso Nacional de Composição Opus 2015 com a obra Nomos, e foi vencedor do I Concurso de Composição Opus I, 2015, da Orquestra Filarmônica de Goiás, com a obra Frustrum. Em 2016, foi semifinalista no Seattle Metropolitan Chamber Orchestra’s Internatinal Composition Competition, e recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica com a obra Resiliens.