Funarte representa o Brasil no Simpósio de Pesquisa Musical Ibermúsicas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, representante brasileira do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, vai participar do 3º Simpósio de Pesquisa Musical do Ibermúsicas, nos dias 28 e 29 de agosto, em Santiago (Chile). A pianista, pesquisadora, professora de piano e Doutora em Música Eliana Monteiro da Silva representa o Brasil, escolhida pela Fundação.

Nesse colóquio, as palestras terão como temática: “Centenário de Violeta Parra; o papel das mulheres na pesquisa músical”. A escolha remete ao país anfitrião e à data do nascimento dessa que foi uma dos artistas mais importantes da América do Sul. Cada convidado terá uma hora de exposição e o representante do país sede, 20 minutos. Todas as falas serão depois publicadas na Internet.

O 3º Simpósio de Pesquisa Musical conta com a participação de especialistas de onze países componentes do Ibermúsicas. Os representantes são: Romina Dezillio (Argentina), Juan Pablo González (Chile), Ana Maria Arango Melo (Colômbia), Susan Campos Fonseca (Costa Rica) Ailer Pérez Gómez (Cuba), Yael Bitrán Goren (México), Karla Lamboglia (Panamá), Romy Angelica Maria Martinez Garay (Paraguai), Sarah Yrribaren Valverde (Peru), Soledad Castro (Uruguai), e Eliana Monteiro da Silva (Brasil); e o Presidente do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas, Maestro José Julio Diaz Infante.

O encontro foi desenvolvido pelo Comissão Organizadora do Ibermúsicas em comum acordo com o Conselho Nacional de Cultura e Artes (CNCA) do Chile. A programação integra as diversas atividades comemorativas dos cem anos de Violeta Parra, realizadas durante todo o ano. O CNCA e a Comissão ressaltam o quanto é digno de reconhecimento o legado artístico da compositora – também como pesquisadora musical –, por ser profundo e de grande importância para a música sul-americana e mundial.

O convite da comissão do Ibermúsicas, conforme acordado com o CNCA, tem como título “A música e a mulher na América Latina: fazer música a partir da condição de gênero”. Com essa proposta, os organizadores pretendem motivar os participantes a refletir sobre as “peculiaridades de ser mulher e desenvolver uma carreira na América Latina”, tanto na música clássica, quanto na folclórica ou popular; tanto como compositora quanto como intérprete, ou nas atividades de ensino ou pesquisa. Algumas questões lançados pelo Ibermúsicas foram: “Quais são as dificuldades e estereótipos que as mulheres que desejam profissionalizar-se no campo da música enfrentam e como superá-las? De que modo o ambiente social, cultural ou político ajudou a configurar e resolver essas dificuldades? Qual tem sido a recepção à crítica musical feita por mulheres?”, entre outras. A ênfase das análises deve ser em casos, ocorridos a partir da segunda metade do século XX até hoje, que contribuíram, ou contribuem, para destacar as dificuldades e possíveis caminhos para a incorporação plena das mulheres nas práticas musicais da América Latina.

Edições anteriores

Em 2015, foi realizado o 1º Simpósio de Pesquisa Musical do Ibermúsicas, na Cidade do México, cujo eixo temático foi “O estado da arte da pesquisa musical em países latino-americanos”, Em 2016, o seminário foi realizado em Havana (Cuba), com o tema central: “Música latino-americana e pesquisa de som: campos emergentes e campos consolidados”.

A representante do Brasil e da Funarte

Eliana Monteiro da Silva é pianista, pesquisadora e professora de piano. Mestre e Doutora em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), tem um trabalho dedicado ao estudo de gênero na música erudita, bem como à análise e divulgação da música brasileira e latino-americana. É autora do livro Clara Schumann: compositora x mulher de compositor (2011) e do CD Clara Schumann – lieder e piano solo (2012), resultantes de sua pesquisa de mestrado. No doutorado, analisou 54 peças para piano, gravadas pela argentino-brasileira Beatriz Balzi, para o que realizou curso com a compositora e musicóloga argentino-uruguaia Graciela Paraskevaídis. Atualmente uniu as vertentes “gênero” e “música latino-americana” na pesquisa de pós-doutorado Compositoras Latino-americanas, em andamento na Escola de Comunicação e Artes USP. É autora de capítulos de livros e artigos em importantes revistas acadêmicas. Apresentou trabalhos em congressos dentro e fora do Brasil. Integra grupos de pesquisa direcionados à questão da mulher na música e a debates sobre gênero na música. Tem concedido entrevistas à imprensa e ministrado palestras.

Teve como professores de piano Walkyria Passos Claro, Roberto Sabbag, Gilberto Tinetti, Beatriz Balzi e Heloísa Zani. Sua carreira de pianista segue a temática de suas pesquisas. Mantém um duo com a cantora Clarissa Cabral, o Duo Ouvir Estrelas (www.duoouvirestrelas.com), dirigido à divulgação de composições feitas por mulheres. Em 2015, o duo apresentou palestras e recitais na XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte, no Rio de Janeiro (RJ) e em outros eventos no Estado de SP. Também desenvolve carreira solo, em que apresentou-se em importantes salas de concerto do país. Foi idealizadora do Projeto MusiMAC: arte contemporânea para ver e ouvir, que uniu artes plásticas e música, em 2013, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), realizado em parceria com os professores Ana Gonçalves Magalhães e Amilcar Zani.

Acesse aqui o Currículum Lattes de Eliana Monteiro da Silva

Fontes: www.ibermusicas.org; Coordenação de Música Erudita – Cemus – da Funarte e Eliana Monteiro da Silva

Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br

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