No dia 30 de setembro, sábado, às 21h, a banda Quartabê sobe ao palco da Sala Guiomar Novaes. A apresentação faz parte do projeto Funarte Musical, que, em São Paulo, celebra os quarenta anos da representação paulistana.
Quartabê foi criada em 2014, a convite do Festival Moacir Santos (Rio de Janeiro), por integrantes do projeto Claras e Crocodilos, a mais recente versão de Arrigo Barnabé da obra de 1980. Fazem parte do grupo: Joana Queiroz (sax tenor, clarinete e clarone), Maria Beraldo (clarinete e clarone), Mariá Portugal (bateria e MPC) e Chicão (piano e teclados).
O quarteto transita por diferentes sonoridades e referências musicais, do free jazz ao afrobeat, do eletrônico ao choro. Em seu álbum de estreia, Lição #1: Moacir, lançado em 2015, a banda apresenta uma nova leitura do repertório já consagrado de Moacir Santos (1926-2006). O compositor sintetizou de maneira até então inédita a música negra brasileira, o jazz e a música orquestral contemporânea. Influenciou artistas como Tom Jobim, João Gilberto e foi professor de Baden Powell, João Donato e Eumir Deodato. Ainda em homenagem a Moacir Santos, Quartabê lançou, em junho de 2017, o EP Depê com participações de Arrigo Barnabé, Tulipa Ruiz, Mc Soffia, Juçara Marçal e Tim Bernardes.
Atualmente, a banda tem se apresentado em festivais e circuitos do Brasil, entre eles, Jazz na Fábrica (São Paulo), Savassi Festival (Minas Gerais), Festival de Guaramiranga (Ceará), Rec-Beat (Pernambuco) e Ilhabela in Jazz (São Paulo). Quartabê também divide o palco com grandes nomes da música brasileira, como o Grupo Pau Brasil e Arismar do Espírito Santo.
Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)
Projeto Funarte Musical: Quartabê
Dia 30 de setembro. Sábado, às 21h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com