O Funarte Musical, novo programa da Fundação Nacional de Artes, traz ao palco do Teatro Glauce Rocha, no Centro, o conceituado violoncelista inglês David Chew, na quinta-feira, dia 21, às 12h30. O preço dos ingressos é R$ 10, com meia-entrada a R$ 5. A apresentação abre, no Rio, o Funarte em Concerto, uma das subdivisões temáticas do novo programa de música.
O violoncelista David Chew gosta de ser chamado de “o mais carioca dos músicos ingleses”, Radicado no Brasil e morador da Cidade Maravilhosa, é apaixonado pelo Brasil e pela música brasileira. Participa com entusiasmo de iniciativas artísticas que vão desde programas de TV até desfiles de escolas de samba, promovendo o intercâmbio entre os diversos gêneros musicais e a quebra de barreiras entre eles. Simultaneamente, dedica-se a um amplo repertório de câmara para seu instrumento. Chew procura oferecer as mais belas páginas dos grandes mestres ao público brasileiro, apresentando-se ao lado de importantes nomes do cenário musical.
Chew é fundador e diretor artístico do International Rio Cello Encounter, que, desde 1994, reúne, no Rio, os maiores nomes do instrumento, de várias nacionalidades, para concertos, master classes e intercâmbio com alunos e músicos brasileiros. Spalla da OSB e do Quarteto da UFF, o músico estudou no Guildhall School of Music de Londres, com William e Tony Pleeth, e se pós-graduou na Universidade de Hull. É PhD pela Kingston University Londres, com especialização em música brasileira. Foi primeiro violoncelista da Orquestra Nacional Jovem da Grã-Bretanha, tendo trabalhado com regentes como Pierre Boulez. Mais tarde, juntou-se à Orquestra da BBC de Londres e ao The London Mozart Players. Convidado para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira em 1981, vive no Rio, desde então. Fundou grupos como a orquestra de câmara Brazil Consort, Rio Cello Ensemble, Orquestra de Câmara Rio Strings, o Duo Folia, o Trio Carioca, e o Quarteto, com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Paulo Russo – com os quais tem se apresentado pelo Brasil e Europa.
A Monarca do Reino Unido, Elizabeth II, condecorou-o, recentemente, por “bons serviços prestado à música no Brasil”. Várias obras foram escritas especialmente para ele, por compositores como Ernani Aguiar, Alan Laing e David Ashbridge. Ministrou aulas em várias cidades brasileiras e “master classes” nos EUA e na Inglaterra. Em 1986, foi premiado na Alemanha, França e Inglaterra, pela sua interpretação das Bachianas Brasileiras. Recebeu os títulos de cidadão do Estado do Rio de Janeiro e Herdeiro de Zumbi em 2003. Em 2011 Chew recebeu Doutorado Honoris Causa em Música na Universidade de Hull (Inglaterra).
No repertório do concerto, David Chew traz: Ave Maria, de Bach/ Gounaud; O Cisne, de Saint Saens; Après un rêve, de Fauré; Sonatina, de Radamés Gnatalli; Valse d’or e Cisne negro, de Villa-Lobos; Salt d’Amour, de Elgar; além de Bachianas Brasileiras nº5 e O Trenzinho Caipira, de Villa Lobos.
A programação do Funarte Musical, que ocupa espaços da Fundação em SP, MG e RJ, é composta de quatro eixos temáticos: Funarte Plural, Funarte de Ritmos, Funarte para Crianças e o Funarte em Concerto.
Funarte Musical
Funarte em Concerto
Quinta-feira, 21 de setembro de 2017, às 12h30
David Chew
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio de Janeiro (RJ). Tel.: (21) 2220 0259