TV Brasil e Rádio MEC apresentam, neste sábado (13/3), obras da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

No próximo sábado, dia 13 de março, o programa A Grande Música, da TV Brasil, exibirá, às 15h, três obras apresentadas durante a XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Na programação, “Amadeus”, de Liduíno Pitombeira; “Elegias”, composição de Maurício Dottori, com texto de Lucia Aizim; e “Texturas”, de Ronaldo Miranda. As obras fizeram parte do concerto do dia 28 de outubro de 2009, realizado na Sala Cecília Meireles.

No mesmo dia 13, às 19h, a Rádio MEC leva ao ar composições interpretadas pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro no dia 26 de outubro de 2009, também durante a Bienal. À frente da Orquestra estava o maestro Ernani Aguiar. O concerto inclui “Abertura Festiva’, de Ernst Mahle; “Suíte Orquestral”, de Rafael Bezerra; “Movimento Concertante”, de Pedro Augusto Dias; e “Filho da Floresta”, de Ricardo Tacuchian, com texto de Thiago de Mello.

Promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea ocupou a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro de 2009. Ao todo, foram apresentados dez concertos, cada um deles contendo de oito a dez obras musicais.

A primeira edição da Bienal ocorreu em 1975. A partir de 1979, o evento passou a ser organizado pela Funarte. Nos concertos, são ouvidas obras recentes de compositores vivos de todo o Brasil, iniciantes ou renomados, ligados a diversas tendências artísticas.

Outras obras apresentadas durante a XVIII Bienal entrarão em breve na programação da TV Brasil e da Rádio MEC, em datas que serão previamente divulgadas.
____________________________________________________

Programação:
A Grande Música – TV Brasil
Dia 13 de março de 2010, sábado, às 15h
– “Amadeus”, de Liduíno Pitombeira
Intérpretes: Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Martina Stroher (violoncelo)
– “Elegias”, de Maurício Dottori
Texto: Lucia Aizim
Intérpretes: Doriana Mendes (soprano), Maria Carolina Cavalcanti (flauta), Marcio Sanches (viola), Rodrigo Favaro (contrabaixo) e Paulo Passos (clarineta).
– “Texturas”, de Ronaldo Miranda
Intérprete: Quarteto Radamés Gnattali, com Carla Rincón e Vinícius Amaral (violinos), Fernando Thebaldi (viola) e Paulo Santoro (violoncelo)

Rádio MEC
Dia 13 de março de 2010, sábado, às 19h
Concerto executado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob regência de Ernani Aguiar
– “Abertura Festiva”, de Ernst Mahle
– “Suíte Orquestral”, de Rafael Bezerra
– “Movimento Concertante”, de Pedro Augusto Dias, com solo do clarinetista Cristiano Alves
– “Filho da Floresta”, de Ricardo Tacuchian. Com texto de Thiago de Mello e solo da soprano Veruschka Mainhard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *