Uma das manifestações folclóricas mais tradicionais de Mato Grosso, a dança dos Mascarados de Poconé ganha registro documental em livro, que será lançado na quarta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na cidade de Poconé (MT). Os autores de Mascarados de Poconé são o fotógrafo Edilberto Magalhães e a jornalista Karina Arruda. A obra terá versão impressa e digital. O lançamento, no Sesc Poconé, tem entrada gratuita e contará com a participação do grupo de dança Mascarados de Poconé.
Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o livro foi produzido entre os anos de 2016 e 2017 e registra, em texto e imagens, a Dança dos Mascarados. Nascido em Poconé (município a 100 km de Cuiabá) há cerca de dois séculos, o folguedo é executado exclusivamente por homens e carrega em si um mistério histórico, com a ocultação da identidade dos dançarinos por meio do uso de máscaras.
“Sempre fomos muito ligados à cultura mato-grossense. Já produzimos outros projetos e a ideia do livro surgiu há alguns anos quando vimos uma apresentação da Dança dos Mascarados em Cuiabá. Nos encantamos desde o primeiro momento e quando soubemos do edital Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 percebemos que seria a oportunidade ideal para realizar o projeto”, explica o fotógrafo Edilberto Magalhães, também conhecido como Dudu Magalhães.
O projeto inédito faz o registro da dança em livro e espera contribuir para a sua difusão. Em versão impressa e digital, o livro tem tradução para o inglês e pode ser baixado gratuitamente pelo site www.mascaradosdepocone.com.br.
O fotógrafo Edilberto Magalhães revela que o projeto terá continuidade, com a impressão de uma segunda edição, futuramente, em versão ampliada. “O curto prazo não nos permitiu juntar todo o material produzido. A ideia é fazer outra edição, com a divulgação de novas imagens e texto”.
Serviço:
Lançamento do livro Mascarados de Poconé
25 de abril, quarta-feira, às 19h
Sesc Poconé
Avenida Generoso Ponce, s/nº, Centro – Poconé (MT)