De 29 de junho a 7 de julho, a Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP recebe a temporada do espetáculo O Resto é Silêncio, da Cia Arte Raiz. Contemplado no Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018, o espetáculo discute questões como identidade e comunicação a partir da história de um jovem surdo. As apresentações ocorrem às sextas e sábados, às 20h30, e os ingressos têm preços populares.
O Resto é Silêncio conta a história de Manuel, um jovem surdo apaixonado pelos fogos de artifício. Em certo momento, ele passa a ouvir graças a um implante coclear e, desde então, aguarda ansiosamente a virada do ano. Enquanto isso, procura discernir o que vale e o que não vale a pena ser escutado. Segundo os realizadores, o enredo é uma metáfora por meio da qual o espetáculo aborda questões como identidade e resistência, as barreiras criadas pela falta de comunicação e o valor do silêncio.
Ao fazer a escolha pelo bilinguismo (português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais), a montagem busca promover a acessibilidade cultural do surdo. Durante toda a encenação, permanece em cena um ator ‘sinalizante’, que atua simultaneamente com a apresentação do texto em português. Dessa forma, o público ouvinte e o usuário das Libras convivem perfeitamente durante o espetáculo, que em momento algum exclui algum deles.
Sobre a Cia Arte Raiz
Em 2013, a diretora Sabrina Caires conhece os integrantes do grupo na Faculdade Paulista de Artes, situada no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Com habilitações diferentes, os membros mostram compartilhar ideais e convicções. Passam então a se reunir semanalmente, promovendo em suas criações o diálogo entre a dança, as artes visuais e o teatro, numa pesquisa que procura refletir sobre as relações humanas e a inclusão social.
Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)
Espetáculo: O Resto é Silêncio
De 29 de junho a 7 de julho. Sextas e sábados, às 20h30.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ficha Técnica
Direção: Sabrina Caires | Dramaturgo: Wesley Leal | Elenco: Rafael Anastasi e Wesley Leal | Figurino: Helena Ritto | Confecção de Cenário: Coletivo Meio Fio | Desenho de Luz: Paulo Oséas | Operador de Luz: Elcio Rodrigues | Operador de Som: Henrique Mattos| Designer gráfico: Dalila Borba e André Ximene | Produção: Cia Arte Raiz
Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com