Programa Oficinas de Artes Cênicas na Funarte

Participação gratuita

Inscrições prévias podem ser realizadas a partir dos links abaixo. Podem ser realizadas inscrições presenciais, na data e horário das oficinas – mas, nesse caso, apenas se houver vagas.

Atenção: Estão encerradas as inscrições para as oficinas do RJ

__________

O Corpo na Cena – Rafaela Amado

Datas e locais

  • 29 de outubro a 1º de novembro, 14hàs 19h – São Paulo (Capital) – Funarte – Sala Renée Gumiel
  • 5 a 8 de novembro, das 9 h às 14h – Brasília (DF) – Funarte – Sala Klauss Vianna
  • 14 a 17 de novembro, das 14h às 19h – Belo Horizonte (MG) – Funarte
  • 19 a 22 de novembro, das 9 h às 14 h – Rio de Janeiro (RJ) – Teatro Cacilda Becker – Catete

Conteúdo

A proposta da oficina é promover o desenvolvimento do aluno/ator por meio da conscientização de sua voz e de seu corpo em cena. “A noção de espaço é fundamental para o artista na sua criação e interação com o outro. A relação entre o gesto, a fala e a cena será o ponto de partida para a pesquisa e o desenvolvimento dos participantes durante a oficina”, explica a diretora teatral. Na aula, o aluno treina a consciência corporal, a percepção de espaço, a compreensão de texto e a composição de cenas. É instigado, no processo, não apenas a criar uma cena, mas a treinar a capacidade de desenvolver uma “partitura corporal” – que conecte o corpo à palavra –, por meio de técnicas criadas por nomes consagrados e desenvolvidas pela professora.

Objetivos: “possibilitar a construção de um corpo disponível e consciente de suas possibilidades de movimento, conectado à voz e ao espaço e capaz de identificar as tensões e controlar o excesso de energia gasto para desenvolver determinada ação; fornecer ferramentas para a construção de uma personagem e composição artística” – tanto no teatro quanto na dança.

Etapas

– Prática corporal: exercícios de corpo, com o intuito de avivar a sensibilidade, a percepção e o autoconhecimento dos alunos, de modo a favorecer a sequência da prática com “jogos teatrais”.
– Jogos teatrais: inspirado em técnicas de autores consagrados, o grupo trabalha elementos básicos da atividade cênica, como cooperação, trabalho em equipe, percepção do espaço, concentração cênica, foco, imaginação e criatividade.
– Improvisações cênicas: composição de cenas a partir de um texto proposto.

Sobre a ministrante – Rafaela Amado Martins tem mais de 20 anos de experiência como diretora e professora nas áreas de teatro e dança. Desenvolveu seu trabalho a partir de  técnicas criadas de profissionais como Anne Bogart e Viola Spolin.

Publico alvo Interessados em teatro, com ou sem experiência, com idade mínima de 16 anos.

Acesse abaixo o calendário de inscrições e acesse os formulários online

________________

Interpretação Teatral – Roberto Frota

  • 29 de outubro a 1º de novembro, das 9h às 14h – Brasília (DF) – Funarte – Teatro Plínio Marcos
  • 14 a 17 de novembro, das 14h às 19h – Belo Horizonte (MG) – Funarte

Conteúdo

Atores, atrizes, produtores executivos, captadores, diretores, cenógrafos, figurinistas, em suma, profissionais ligados às Artes Cênicas, quer no teatro ou na televisão, encontram um mercado em plena expansão no nosso país”, afirma Roberto Frota. Ele observa que isso faz com que as redes de TV e produtores de espetáculos teatrais, musicais ou não, saiam em busca de novos profissionais, bem preparados. Dividida em quatro módulos de cinco horas cada um, a oficina foi desenvolvida para esse treinamento.

Objetivo: O alvo principal da atividade é informar sobre os fundamentos da arte da interpretação e colocá-los em prática, preparando e qualificando os participantes. Durante o processo, serão divulgadas noções de: história do teatro; cenografia e figurino; estilos de interpretação: drama, tragédia, comédia, farsa; construção de personagem; direção e iluminação; impostação, inflexão e projeção vocal. Estão previstos exercícios com textos extraídos de clássicos da literatura, de peças teatrais ou de telenovelas.

Módulos

1) Apresentação; palestra informal sobre o mercado de trabalho; conceitos básicos sobre interpretação (ator e veiculo); o ator e seu corpo (como instrumento de trabalho); exercícios coletivos de interpretação, usando apenas o corpo.
2) Aquecimento vocal e corporal; o gesto, sua importância, sua utilização; o gesto na tragédia, na farsa, no drama e na comédia; ritmo; escolha de textos para o próximo módulo.
3) Unir o gesto à palavra; A palavra, o texto; Interpretar um texto/ exercícios; composição do personagem.
4) Apresentação das cenas escolhidas, com uma análise crítica sobre as mesmas; encerramento.

Público-alvo: interessados em formação de ator

Obs.: Caso o numero de participantes seja acima de 20, um remanejamento na pauta dos módulos deverá ser efetuado, possibilitando que todos possam apresentar suas cenas.

Sobre Roberto Frota

Depois de cursar o Tablado por cerca de dois anos, em 1968 e 1969, Roberto Frota estreou como ator profissional em 1970, desde quando atuou em cerca de 60 espetáculos. Foi produtor das montagens Fernando Pessoa, Se eu Fosse Você e Diálogo dos Pênis, este há quinze anos em cartaz pelo Brasil. Como diretor, assinou cerca de 20 espetáculos e dois shows musicais. Em televisão, pela novela Terra Prometida recebeu o Prêmio Melhores do Ano – 2016 como Melhor Ator em Papel Cômico; escreveu argumentos de dois episódios da série Você Decide; e, como ator participou de várias telenovelas, minisséries, humorísticos e especiais. Trabalhou em alguns filmes, entre os quais A Queda (dirigido por Rui Guerra) e Sombras de Julho, com direção de Marco Altberg. Escreveu o argumento original de “Se eu Fosse Você”, longa metragem dirigido por Daniel Filho. Atuou como narrador de dois documentários.

Roberto Frota começou a dar aulas de teatro em 1974 e lecionou em várias frentes de ensino teatral, entre elas o Curso de Teatro Maria Pompeu (1978), e em cursos no Teatro Gláucio Gill, no Studio Valorarte e na Fundação Macaé de Cultura.

Acesse abaixo o formulário online de inscrições

________________

Dramaturgia – Escreva para Teatro – Cristina Fagundes

29 de outubro a 1º de novembro, das 14 h às 19h – Brasília (DF) – Funarte – Teatro Plínio Marcos

Nesta atividade teórica e prática, os alunos vão exercitar a escrita para teatro, sob orientação da professora, entrando em contato com as ferramentas e técnicas específicas da área.  Através de dinâmicas e exercícios práticos, os alunos vão escrever esquetes e pequenos trechos de cenas, praticar a escrita em colaboração, ter contato com textos da nova dramaturgia, textos consagrados e também praticar as diversas etapas do processo de criação de um texto teatral: a pesquisa do assunto, a definição da ideia, a storyline, a sinopse, o perfil dos personagens, a escaleta e os diálogos.  Vão aprender também como funciona o mercado na área de dramaturgia para que possam desenvolver suas próprias peças teatrais.

Público-alvo: autores, dramaturgos e interessados em geral na escrita para teatro. Iniciantes ou não, a partir de 16 anos.

Sobre a ministrante

Cristina Fagundes é atriz, autora e diretora. Na dramaturgia, foi indicada para o Prêmio Cesgranrio de Teatro 2018, por A Vida ao Lado, também contemplado com o Prêmio Shell 2018 de Melhor Direção, pelo mesmo espetáculo. Idealizadora e autora do projeto de nova dramaturgia Clube da Cena, pelo qual passaram autores premiados como Jo Bilac e Renata Mizrahi. Cristina teve encenados 52 esquetes no Clube da Cena, desde 2008. É autora de 7 peças. Em 2018/17 é roteirista contratada para o Multishow escrevendo os programas Xilindró, Treme Treme e Baby e Rose. Autora na peça Assim como Nós, com direção de Cláudio Torres Gonzaga no Teatro Leblon em 2016.   Jurada do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, a convite do Ministério da Cultura e Menção Honrosa pelo Prêmio de Dramaturgia do Festival de Niterói 2012. Em 2013 escreveu e dirigiu a peça No Táxi, que acontecia num táxi real pelas ruas do Rio. Em 2012/13, escreveu e dirigiu a peça Felicidade. Foi autora na peça Igual a Você, com direção de Ernesto Piccolo que estreou no Teatro Leblon em 2011, com atuação de Camila Morgado. Ministra oficinas de dramaturgia na CAL e no Ateliê Artístico do Rio e foi professora da Pós-Graduação de Roteiro da Universidade Veiga de Almeida em 2015/16.

Acesse abaixo o formulário online de inscrições

________________

Programa Oficinas de Artes Cênicas na Funarte
Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP)
Participação gratuita

Realização
Fundação Nacional de Artes Funarte Centro de Artes Cênicas
Ministério da Cultura

Prazos de inscrições

  • Oficinas de 29/10: até dia 25/10, às 18h
  • Oficinas de 05/11: até dia 31/10, às 18h
  • Oficinas de 12/11: até dia 08/11, às 18h
  • Oficinas de 14/11: até dia 12/11, às 18h
  • Oficinas de 19/11: até dia 14/11, às 18h

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO

Programação completa e mais informações aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *