Funarte SP recebe ‘Matteo perdeu o emprego’

'Matteo perdeu o emprego'. Imagem: divulgação.

De 5 de julho a 4 de agosto, a Sala Guiomar Novaes recebe o espetáculo Matteo perdeu o emprego, com a Cia Os Tios. A peça fica em cartaz às sextas e aos sábados, às 20h30, e aos domingos, às 19h. Os ingressos têm preços populares.

Com direção de André Abujamra, Matteo perdeu o emprego é baseado no livro de mesmo nome do autor português Gonçalo M. Tavares. A obra apresenta 26 personagens, cada um com suas manias e neuroses. A maioria perdeu ou irá perder alguma coisa: a vida, a visão, a direção, o pai, a sanidade, o emprego ou o território. São histórias curtas e situações absurdas que, no entanto, estão próximas da realidade. Tavares faz de seu mosaico um comentário sobre a vida urbana. Seus personagens se encontram em situações cotidianas: ruas, supermercados, hotéis de baixa categoria, portos, escolas. Mais do que uma crônica lírica, o autor estrutura uma matemática em que os elementos se combinam como os mecanismos de uma engrenagem, uma cidade-labirinto. A montagem da Cia Os Tios dá um caráter cinematográfico às cenas, valorizando os gestos dos atores com o apoio de projeções que ampliam as possibilidades de atuação.

Sobre o autor
Gonçalo M. Tavares é poeta, professor e romancista. Nasceu em 1970, na cidade de Luanda, em Angola. Sua primeira obra foi publicada em 2001. Recebeu os prêmios José Saramago, LER/Millennium BCP, Branquinho da Fonseca, Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Grande Prêmio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco. Seus livros deram origem a peças de teatro, objetos artísticos, vídeos, óperas, entre outros. Estão em curso cerca de 220 traduções de suas obras, distribuídas por quarenta e cinco países. O romance Jerusalém foi incluído na edição europeia de 1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos.

Sobre o grupo
A Cia Os Tios foi criada há mais de dez anos e reúne integrantes do Grupo Ponkã, Cia Burlantis, Guardiões dos sonhos e SESC-CPT, entre outros. Os primeiros anos da companhia foram marcados por trabalhos voltados ao universo oriental. O espetáculo Histórias de lá do lado de cá funde lendas brasileiras e japonesas. Já Rashomon adapta para os palcos o filme de Kurosawa. Ramayana apresenta lendas indianas e A quarta é nossa aposta no improviso. Também foram feitas adaptações de autores brasileiros, como Rubem Alves, em O país dos dedos gordos, e Ariano Suassuna, em O casamento suspeitoso. Atualmente, a Cia Os Tios é formada pelos atores Armando Liguori Jr, Paulo de Moraes e Ricardo Sequeira.

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Matteo perdeu o emprego
De 5 de julho a 4 de agosto. Sextas e sábados, às 20h30, domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada: R$ 15)
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 14 anos.

Ficha técnica:
Direção geral: André Abujamra | Atores: Armando Liguori Jr., Paulo de Moraes e Ricardo Sequeira | Colaboração artística e participação em vídeo e voz com a Lôra, a #subversãodoméstica: Danielle Farnezi | Dramaturgia: Armando Liguori Jr. e grupo | Cenografia: Paulo de Moraes e grupo | Figurinos: Paulo de Moraes | Lighting designer: Ligia Chain | Trilha sonora:  André Abujamra | Vídeos: André Abujamra e Mauro Nascimento | Filmagem no estúdio: Fernando Augusto e Leonardo Maestrelli | Make-up vídeos: Gabs Costa | Adereços de cena e tratamento dos figurinos: Eduardo Mena | Costureira: Leci de Andrade e Lourdes Maria | Fotos: Eduardo Barcellos, Caru Leão e Ronnie Stein | Design Gráfico: Rogério Neves | Revisão fôlder: Cybele Giannini | Produção: Cia. Os Tios

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *