O resultado final do programa Rede Nacional Artes Visuais foi divulgado na segunda-feira, dia 21 de junho, pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Quarenta proponentes foram contemplados. Dez deles são pessoas jurídicas e receberão prêmios de R$ 30 mil; os outros 30, pessoas físicas, ganharão R$ 20 mil. Os projetos escolhidos prevêem a realização de oficinas, palestras, seminários, atividades pedagógicas, atividades integradas, intervenções artísticas e exposições.
A Rede Nacional Artes Visuais, que chega à sétima edição neste ano de 2010, foi criada pela Funarte com o intuito de fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais brasileiras, investindo na capacitação de profissionais e na circulação do conhecimento.
Artistas, coletivos de artistas, produtores, empresas e instituições culturais de todo o Brasil puderam participar do processo seletivo. As propostas de trabalho inscritas foram analisadas por uma comissão de seleção composta por cinco integrantes com notório conhecimento sobre a produção nacional nessa área, um de cada região do país. São eles: Alessandra Ghisi Zapelini de Melo, Clarisse de Menezes Pinto Tarran, Emanuel Jose Franco Ferreira, Fernando Antônio Jayme Guimarães e Maria Solange Oliveira da Silva Farkas.