A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou na segunda-feira, 21 de junho, a relação dos dez proponentes contemplados com a Bolsa de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2010. Cada um deles receberá aporte financeiro de R$ 30 mil para desenvolver um trabalho inédito de reflexão crítica sobre as artes visuais, que resulte em ações ou obras a serem apresentadas para o público.
Artistas e coletivos de todo o Brasil puderam participar do processo seletivo. As propostas de trabalho inscritas foram analisadas por uma comissão de seleção composta por Armando de Queiroz Santos Junior, José Serafim Bertoloto, Raul Córdula Filho, Stéphane Denis Albert Rene Philippe Huchet e Vinicius Berlendis de Figueiredo, profissionais de notório conhecimento sobre a área, um de cada região do país.
Ao viabilizar esses projetos, a Funarte oferece aos artistas a oportunidade de ampliar sua formação profissional e seu conhecimento sobre o tema. Dessa forma, reafirma o compromisso de valorizar a produção crítica e teórica acerca da cultura brasileira. O investimento total nesse programa é de R$ 409 mil.