Funarte MG recebe a montagem ‘Mãe, Raiz do Morro’, dias 4 e 5 de outubro

Cena do espetáculo 'Mãe, Raiz do Morro'. Foto: Roberth Michael

O espetáculo ‘Mãe, Raiz do Morro’ será apresentado na Funarte MG nesta sexta e sábado, 4 e 5, para contar histórias de mães moradoras da comunidade do Morro do Papagaio e de outras comunidades de Belo Horizonte. A montagem, construída a partir de entrevistas feitas pelas senhoras, atrizes da peça, que colheram depoimento das mães, é a segunda montagem teatral do grupo Casa do Beco, realizada dentro do projeto “O Teatro Entre Elas”.

A partir dos depoimentos e com apoio de três educadores, foram criadas cenas curtas para o processo da peça. “Como em uma grande colcha de retalhos, em constantes ‘rodas de comadres’, o espetáculo foi se desenvolvendo nos encontros semanais de maneira coletiva, com aulas de musicalização, expressão corporal e vocal, psicodrama, jogos, brincadeiras e cantoterapia”, explica o grupo.

A narrativa das cenas de ‘Mãe, Raiz do Morro’ acontece em um lugar de encontros e desencontros, uma praça qualquer onde as senhoras contam suas lembranças e encenam histórias de outras mulheres moradoras de favela que, na luta por sobrevivência de suas famílias, descem o morro e conquistam um lugar de respeito perante uma sociedade patriarcal. ‘Mãe, Raiz do morro’ mostra as diversas facetas da maternidade vivida no contexto das favelas, revelando vozes, que, assim como árvores enraizadas, lançam os frutos de seus valores pessoais e sociais.

Sinopse:
Como se equilibrar entre o mito da mãe ideal e os desafios de educar seus filhos dentro de um espaço tão emblemático como a favela? Ser mãe no morro é diferente de ser mãe fora dele? Foi buscando responder a essas questões que as atrizes do Coletivo “O Teatro Entre Elas” – mães e moradoras de favelas – entregaram-se a um processo de trabalho com as memórias pessoais, pesquisa e registro de relatos de outras mães e moradoras de comunidades, para construírem o espetáculo “Mãe, Raiz do Morro”. O que se busca com essa peça é revelar a face materna das mulheres que, transitando as vielas do morro, embalaram em seus braços sonhos, trabalho e desejos de um destino melhor.

Sobre a oficina “O Teatro Entre Elas”
A oficina “O Teatro Entre Elas” é um projeto da Casa do Beco que reúne mulheres moradoras do Morro do Papagaio / Barragem Santa e Alto Vera Cruz para, através das técnicas do teatro, compartilharem e discutirem, umas com as outras, suas experiências, emoções e questões de vida, que são representadas em cenas improvisadas. A iniciativa surgiu em 2011, fruto de um desejo antigo da equipe do Grupo do Beco (grupo de teatro que deu origem à Casa do Beco) de trabalhar com mulheres do morro e fazê-las representar a própria história de vida nos palcos.

Sobre a Casa Do Beco
A Casa do Beco está localizada aos pés do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro Sul de Belo Horizonte – MG, e foi criada em 2003. O espaço surgiu a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco que, desde 1995, atua com o foco na pesquisa artística sobre o morador de favela, buscando retratar, em suas atividades, a perspectiva dessas pessoas, colocando em debate os estereótipos de violência e os estigmas da miséria. A programação da Casa do Beco conta com espetáculos e atividades como oficinas, encontros, debates, priorizando a formação cultural e o diálogo constante com a comunidade.

Ficha Técnica
Elenco: Adeguimar de Jesus, Adriana Borges, Du Carmo Fernandes, Lina Silva e Maria Geralda de Paula
Direção, pesquisa e dramaturgia: Fernanda Carvalho, Liliane Alves e Marcelo Oliveira
VideoMaker, VeeJay, Pesquisador e Professor de Audiovisual – Roberth Michael
Iluminação: Doni Oliveira
Trilha sonora: o coletivo
Cenário: Marcelo Oliveira, Liliane Alves e Fernanda Carvalho
Figurino e adereços: Sol Zofiro
Técnico de som e iluminação: Alexandre Almeida e Doni Oliveira
Fotografia: Roberth Michael
Designer gráfico: Giovanni Damásio / Agencia Cognitiva
Costureira: Maria Helena de C. Paula
Direção musical e preparadora vocal: Liliane Alves
Preparação corporal: Fernanda carvalho
Doação de câmeras fotográficas para oficina audiovisual: Lídia Fabiano, Jorge Quintão (Imaginário Coletivo), Maria Luiza e Paula Rolim
Doação de tecidos: Civil Jeans; Paulo Emílio Mouchrek; Fabiana Martins Mouchrek, Silvia Braga e Claudio Omir
Participação especiais nos vídeos: Cruzelina Oliveira, Geralda Santana e Ani Gabriele
Produção: Casa do Beco

Serviço
Espetáculo teatral ‘Mãe, Raiz do Morro’
Data: 04 e 05 de outubro de 2019, sexta e sábado, às 20h
Classificação: Livre
Duração: 1h
Ingresso: R$25 (inteira) e R$12 (meia)
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte – MG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *