Funarte MG recebe programação do festival Verão Arte Contemporânea 2020

Verão Arte Contemporânea 2020

A edição 2020 do festival Verão Arte Contemporânea leva ao público de Belo Horizonte (MG) uma série de atrações artísticas. Arquitetura, literatura, gastronomia, teatro, dança, música, artes visuais, cinema e reflexão política estão na programação que se estende até o dia 11 de fevereiro.

A Funarte MG é um dos 16 espaços que recebem atividades culturais. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, quinta a domingo, às 19h, o Grupo dos Dez apresenta o espetáculo Dandara Para Todas as Mulheres, que surge de uma reflexão sobre o ser mulher negra. Se em Madame Satã o grupo parte de uma figura lendária do Rio para falar sobre homofobia e racismo, nesse novo espetáculo, evoca a figura quase mítica de Dandara para trazer à discussão o machismo, o racismo e a resistência da mulher negra contemporânea. Entrada gratuita e classificação livre.

O Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum se apresenta de 6 a 9 de fevereiro, quinta a domingo, às 19h, com Tragédia. O espetáculo mostra que há jogos que se popularizam pelo mundo, ultrapassam os limites dos palácios, escorrem como sangue, inundam as ruas e entram pela fresta da porta de nossas casas. Jogos com regras rígidas e penalidade severas. Jogos que atravessam milênios e pelos quais se mata e se morre. Todo jogo é um campo de batalha. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).

A 14ª edição do Verão Arte Contemporânea é realizada e idealizada pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM), conta com patrocínio e apresentação do UNIBH e recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH.

A diretora artística do festival, Ione de Medeiros, afirma que nesta edição de 2020 será ampliado o intercâmbio cultural com a França por meio do projeto “Portrait”, em colaboração com o Centre National de La Danse (CN D). “Vamos fazer uma mostra de filmes de coreógrafos europeus da atualidade, que liberaram os direitos autorais para exibição no VAC deste ano. Outros dois importantes coreógrafos franceses, também liberaram os direitos autorais de seus filmes, uma retrospectiva de Jérôme Bel e um documentário sobre as obras mais recentes de Maguy Marin. O público vai entrar em contato com obras de renomados coreógrafos que se destacam pelo caráter inovador e a coerência de suas obras, pautados na pesquisa da dança”, explica Ione.

Outro destaque é  a realização, pela primeira vez, de um projeto de residência artística em parceria com o 14º Festival de Verão da UFMG e o Centro de Referência da Juventude (CRJ).

Acesse aqui a programação completa do festival Verão Arte Contemporânea 2020

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084