No dia 1º de fevereiro, sábado, a partir de 14h acontece na Galeria Flávio de Carvalho, do Complexo Cultural Funarte SP, a abertura da exposição Ibitipoca – Minas que transformam, do fotógrafo Araquém Alcântara. A mostra é composta de 36 imagens, coloridas e em preto e branco.
Segundo o curador, Sergio Bara, as imagens de Ibitipoca oferecem aos espectadores, de forma poética, a possibilidade de conhecer “experiências de momentos únicos, como a colheita de arroz e as asas abertas de um suiriri-de-garganta branca”. Bara dividiu as imagens em três segmentos: Pessoas, Fauna e Flora. Além dos elementos da natureza, portanto, as fotos também registram o cotidiano humano do povoado mineiro que dá nome à exposição. Com isso, não se restringem às já costumeiramente retratadas belezas do Parque Estadual de Ibitipoca.
Araquém Alcântara é um dos pioneiros da fotografia de natureza no Brasil. Desde 1970, dedica-se a fotografar paisagens e animais brasileiros. Foi o primeiro profissional a documentar todos os parques nacionais do país e a fotografar sistematicamente as suas unidades de conservação. Com 54 livros publicados e 32 prêmios nacionais, entre eles um Jabuti pelo livro Amazônia (2006), é hoje um dos fotógrafos mais reconhecidos do Brasil.
A visitação segue até o dia 1º de março, de terças a sextas, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 14h às 21h. Devido ao Carnaval, a exposição estrá fechada das 14h do dia 20 de fevereiro, quinta, até o dia 26 de fevereiro; reabre no dia 27 de fevereiro, quinta, às 10h.
A classificação é livre e a entrada é franca.
Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)
Exposição Ibitipoca – Minas que transformam
De Araquém Alcântara
Visitação: de 02 de fevereiro a 01 de março. De terças a sextas, das 10h às 18h.
Sábados e domingos, das 14h às 21h.
Abertura: 01 de fevereiro, sábado, das 14h às 18h
Entrada franca
Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com