A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte do trompista e professor Antonio José Augusto, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Ministrava o curso de trompa nos Painéis Funarte de Bandas de Música. Ele era considerado muito competente e muito querido nos meios musical e acadêmico e na Funarte. Lutava contra um câncer de pulmão.
Sobre Antonio José Augusto
Doutor em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; mestre em trompa pela Escola de Música da UFRJ; e membro do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade. Especializou-se no Royal Welsh College of Music and Drama, na Grã-Bretanha. Uma tese sua, transformada em livro, foi contemplada com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010, e publicada por meio deste prêmio com o título: A questão Cavalier – Música e Sociedade no Império e na República (1846-1914). Iniciou seus estudos na Escola de Música da Universidade Federal do Pará – UFPA, indo a seguir para a Universidade de Brasília. Em 1986, bolsista do Conselho Britânico, viajou à Grã-Bretanha e se apresentou como solista da Welsh Chamber Orchestra, no Georgian Bath Festival, e realizou recitais durante uma turnê pela Inglaterra e o País de Gales.
A divulgação da música brasileira escrita para metais foi uma de suas principais ocupações, como pesquisador, intérprete e regente, que o levou a realizar projetos nesta direção. Expandindo o repertório dos metais, fundou a Banda Anacleto de Medeiros, onde atuou como regente e divulgou a obra deste importante compositor brasileiro. Em 2009, foi aprovado em concurso público para o cargo de professor de Música de Câmara da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi um dedicado colaborador nos Painéis Funarte do Projeto Bandas de Música, ministrando cursos de trompa. Em 2010, após ter sido contemplado com o Prêmio Funarte de Circulação de Música de Concerto, apresentou-se com o Trio da Canção Brasileira, em oito cidades do país.