Casa Funarte Liberdade, em BH, apresenta Quarteto Mineiro de Saxofones e artistas circenses neste fim de semana

Neste fim de semana, a Casa Funarte Liberdade, na capital mineira, recebe espetáculos de música  instrumental e arte circense. No sábado, 28, às 17h, sobe ao palco o Quarteto Mineiro de Saxofones e, no domingo, 29, às 11h, um grupo de artistas de circo – equilibristas, acrobatas e palhaços – faz a alegria de crianças e adultos. A programação – que vai ocupar o espaço sempre nos finais de semana até a segunda quinzena de dezembro – faz parte do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente e tem como convidados artistas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e do Um Novo Olhar. Ambos compõem o programa Arte de Toda Gente. Esse conjunto de ações é desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Ao longo deste ano, a classe artística tem sido particularmente afetada pela suspensão de espetáculos demandada pelo enfrentamento à epidemia de covid-19. Entre esses estão os artistas circenses, em sua maioria pertencentes a pequenas companhias itinerantes e que dependem das apresentações públicas em circos e praças para conseguir o seu sustento. Nesse sentido, espetáculos como o deste próximo domingo – respeitando todos os limites e regras estabelecidos pelas autoridades sanitárias – ganham ainda mais relevância.

Espetáculos deste fim de semana
No sábado, o Bossa Criativa convida o projeto Sinos, que apresenta o Quarteto Mineiro de Saxofones. Criado em 2015 com o intuito de contribuir para a divulgação do repertório erudito originalmente escrito para essa formação, o grupo é formado por professores mestres e graduados em saxofone pela UFMG. Desde sua criação, o grupo desenvolve intensa atividade artística, marcando presença em eventos promovidos em Minas Gerais: Prata da Casa (UFMG), Viva Música (UFMG), Quarta Cultural (UFMG), Festival de Inverno de Itabira, Projeto 3ª Maior (Prefeitura de Nova Lima), Sexta de Música Erudita (PUC), Praça Sete Instrumental, Semana dos Sopros do Conservatório de São João del-Rei, dentre outros.

Em 2018, o Quarteto Mineiro de Saxofones realizou flashmobs (apresentações em curto período de tempo realizadas repentina e instantaneamente em ambiente público) em praças da capital mineira e espetáculos em hospitais e casas de acolhimento da cidade, como resultado do projeto “Música Solidária”. Em 2019, o grupo foi o responsável pela abertura do EnSerra: I Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG. Atualmente, tem divulgado obras de compositores brasileiros e fomentado a produção novas músicas para quarteto.

No sábado, artistas circenses locais ocupam o espaço a Liberdade para uma apresentação com a participação de Moisés Quintão Faria, equilibrista em monociclos de várias alturas; Família Velásquez, de acrobatas; os palhaços Pimentão e Furrequinha, além do mestre de pista Márcio Vesolli. Na entrada do prédio, a recepção do público será feita por artistas circenses e a Palhaça Kiki tocando sua sanfoninha, o Palhaço Pimentão, na Perna de Pau, e o Palhaço Furrequinha, com sua “furreca”. A organização é  de Sula Mavrudis.

Quem são os artistas circenses:
Márcio Vesolli, o mestre de pista, é ator, apresentador, bailarino, circense e professor. Tem formação técnica em Teatro, é formado em Circo, em Dança e licenciado em Artes Cênicas pela UFMG (2006); e em circo, pelo curso básico da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (2011). Desenvolve há vários anos trabalhos e intervenções teatrais, abordando o tema meio ambiente e educação. Em sua trajetória, tem participações em filmes, especiais de TV e diversos espetáculos. Márcio desenvolve trabalho de pesquisa na interseção entre teatro, dança e circo e tem como foco principal o universo criativo infantojuvenil.

A Família Velásques está representada por Jorge Daniel e David Velásques (pai e filho). David tem 21 anos e nasceu no Circo Di Napoli. Faz saltos acrobáticos e participa da equipe do globo da morte, tendo se apresentado por dois anos na Alemanha e trabalhado em diversos circos nacionais e estrangeiros.

Waldir Braga, o Palhaço Pimentão ingressou em 1980, no circo do Moisés, o Rei do Pedal, em Minas Gerais. Apaixonado pelo que faz, além das especialidades artísticas, é responsável pela parte administrativa, capatazia e tudo o que está relacionado com o fazer circense. Trabalhou em circos por 10 anos, como mestre de cerimônias, palhaço, locutor, perna de pau e barreira. Em 1991, fundou o Circo Fantástico, percorrendo todo o estado de Minas Gerais. O palhaço adolescente Furrequinha é seu neto e aprendeu o ofício com o avô.

Quintão Faria – O Circo do Moisés, o Rei do Pedal, deve a sua história ao talento e vocação de seu fundador, Quintão Faria, que desde criança só pensava em pedalar. Hoje, aos 73 anos de idade, continua em plena atividade. Ao longo de sua trajetória, passou por grandes companhias e participou de diversos programas de TV, como o Fantástico, da Rede Globo.

A Casa Funarte Liberdade
Situada em frente à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), o Edifício Tancredo Neves foi cedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais à instituição federal e foi transformado em um novo espaço cultural: a Casa Funarte Liberdade. O prédio faz parte do Circuito Cultural e Turístico Liberdade, considerado um dos maiores conjuntos de espaços culturais do país. Assinado por Sylvio de Podestá e Éolo Maia, o projeto arquitetônico do imóvel é da década de 1980. Situado na Avenida Bias Fortes, o imóvel foi inaugurado em 1990 e se destaca pela concepção ousada e pelo uso de materiais diversos e cores fortes nas fachadas, em estilo pós-moderno.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ
O Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente.

Lançado em julho deste ano, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como objetivo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas por vídeos e podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade e com uma série de publicações, o projeto visa também ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:
Apresentações dos projetos Bossa Criativa e Sinos na Casa Funarte Liberdade
Onde: Av. Bias Fortes, 50 – Praça da Liberdade – Belo Horizonte (MG)
Quando: sábado, às 17h; domingo, às 11h

Acesse programações dos projetos nos sites:
www.bossacriativa.art.br, www.umnovoolhar.art.br e www.sinos.art.br

Mais informações sobre o espaço: Funarte MG | funartemg@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *