Confira os novos destaques do Funarte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta os destaques dos projetos Sinos, Bossa Criativa e UNO (Um Novo Olhar), realizados entre os dias 23 e 30 de novembro. Fruto da parceria da instituição com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, as iniciativas integram o programa Funarte de Toda Gente.

As atividades virtuais são gratuitas e estão disponíveis para visualização, download e estudo nos sites próprios de cada projeto e também no Portal da Funarte. Já os espetáculos de circo e música terão palco na Casa Funarte Liberdade, em Belo Horizonte (MG).

Agenda da semana – 23 a 30 de novembro

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Na terça-feira, dia 24 de novembro, foi ao ar pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) a primeira aula em vídeo do curso de Pedagogia de Cordas – Ensino Coletivo, com o violinista e professor Fábio dos Santos. A atividade aponta as condições básicas de um bom instrumento de corda e orienta professores a escolher e identificar possíveis problemas nos instrumentos. O material está disponível no portal do projeto Sinos: https://sinos.art.br/

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Outra novidade da agenda é o Curso de Fotografia, ministrado pelo Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, por meio dos projetos Um Novo Olhar e Bossa Criativa. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de novembro, sexta-feira. São 100 vagas para um total de oito oficinas, transmitidas pela internet em tempo real, entre 2 e 17 de dezembro, das 17h às 20h. As inscrições podem ser feitas no site: www.ifcplp.org.

O projeto Bossa Criativa também apresentou, no dia 23 de novembro, segunda-feira, mais uma aula ao vivo do curso de Gestão Criativa com Cacau Gondomar, Christiane Campos, Daniele Torres e mediação de Mariana Pietrobon. O tema foi “Práticas e Complementações dos Cursos: prestação de contas como você nunca viu!”, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente no YouTube.

Foi ao ar ainda, no dia 24 de novembro, terça-feira, a décima segunda aula online da Oficina de Cavaquinho com Henrique Cazes, com o tema “leituras de cifras harmônicas ao cavaquinho”. Cazes é referência do cavaquinho de solo e implementou o pioneiro Bacharelado em Cavaquinho, na Escola de Música da UFRJ.

No sábado, dia 28, às 17h, o Quarteto Mineiro de Saxofones exibe espetáculo na Casa Funarte Liberdade, em Belo Horizonte. A atividade do projeto Sinos é realizada a convite do Bossa Criativa. Criado em 2015, o grupo é formado por professores mestres e graduados em saxofone pela UFMG e tem marcado presença em eventos importantes em Minas, como o Prata da Casa (UFMG), Festival de Inverno de Itabira e Projeto 3ª Maior (Prefeitura de Nova Lima). Mais informações nas páginas dos projetos Sinos e Bossa Criativa.

No domingo, dia 29, às 11h, a Casa Funarte Liberdade recebe apresentação com artistas de circos itinerantes locais. Marcam presença Moisés Quintão Faria, equilibrista em monociclos, os acrobatas da Família Velásquez, os palhaços Pimentão e Furrequinha, além do Mestre de Pista Márcio Vesolli.

Saiba mais sobre o projeto e as atividades no site do Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

UNO – Um Novo Olhar

A agenda conta também com o primeiro dos cinco dias do 8º Encontro Nacional de Acessibilidade Cultura (ENAC), no dia 30 de novembro, segunda-feira, com programação virtual de oficinas, rodas de conversa, exposição de trabalhos, seminário e apresentação artística. Mais informações sobre o Encontro em https://umnovoolhar.art.br/noticias/Ultimos-dias-para-submissao-de-trabalhos-ao-VIII-ENAC e https://enac8.wordpress.com

Desenvolvido pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o projeto Um Novo Olhar (UNO) tem como objetivo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *