Inscrições abertas para a segunda turma de Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência

Da esquerda para a direita: Thelma Alvares, Antonio Borges, Vania Mefano e Carla Mauch. Foto de divulgação

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, oferecidas pelo projeto Um Novo Olhar. As aulas terão início no dia 7/12, segunda-feira, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e conta com curadoria de sua Escola de Música. As inscrições são gratuitas e são feitas no site www.umnovoolhar.art.br .

Com carga horária total de 48h, o curso é introdutório e faz parte da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão. O objetivo é capacitar educadores do ensino fundamental para trabalhar as artes, integrando crianças com diferentes deficiências e sem, contribuindo, assim, para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor dentro das salas de aula e no ambiente escolar como um todo.

Os professores Thelma Alvares e José Antônio Borges coordenam o conteúdo deste módulo e contam ainda com conteúdo das professoras Carla Mauch e Vânia Mefano. Durante as aulas, serão abordados o modelo de Inclusão escolar, a contribuição das artes para uma escola mais acolhedora, os direitos da criança com deficiência no ambiente escolar, o atendimento educacional especializado e recursos multifuncionais e a arte como forma de expressão do indivíduo. Para a primeira turma do curso, realizada entre setembro e outubro últimos, houve grande procura e participação.

VAGAS
Há 120 vagas para cada uma das regiões brasileiras – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, a serem preenchidas por ordem de inscrição, totalizando 600 vagas para todo o país. Os inscritos que obtiverem aprovação nas avaliações sobre o conteúdo apresentado receberão certificado ao final do curso.

“A diversidade é uma característica da vida e os seres humanos apresentam-se em sua essencial e rica perspectiva de se diferenciarem, de não serem iguais uns aos outros (ou de não serem os outros). Mas, na prática, a diferença nem sempre é encarada assim”, afirma Thelma Alvares, coordenadora de conteúdo. “Em nosso curso, pegaremos apenas uma fatia dessa ampla diversidade, discutindo a inclusão escolar de crianças com deficiência. Um grande desafio, mas, sem dúvida, uma oportunidade para desenvolver uma cultura escolar que seja solidária, que respeite o outro e que nos liberte de crenças arraigadas que nos enrijecem e nos tornam cidadãos indiferentes ao sofrimento alheio”, defende.

SOBRE OS PROFESSORES
Thelma Alvares é professora titular da Escola de Música da UFRJ, onde atua nos cursos de Licenciatura em Música e de bacharelado em Musicoterapia, e também no programa de pós-graduação em Educação Musical. É bacharel em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986) e tem especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ, 1989), mestrado em Terapias Expressivas (Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

José Antonio dos Santos Borges é Informático pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ. Trabalha desde 1974 no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou em diversas áreas, como projeto de sistemas operacionais, sistemas CAD para eletrônica e microeletrônica, computação gráfica, multimídia e síntese de voz e computação para pessoas com deficiência. Atualmente, coordena uma série de projetos de acessibilidade no NCE/UFRJ.

Carla Mauch, coordenadora geral da Mais Diferenças, é pedagoga, com especialização em Tecnologia Assistiva, e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC SP. Desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas há mais de 20 anos. Faz parte de várias redes e movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, educação e cultura.

Vania Mefano é formada em Terapia Ocupacional e iniciou sua atividade profissional em Centro de Reabilitação conveniado pela LBA, que tinha a bandeira da Prevenção e Promoção da Saúde. Atuou como gestora pública pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, na área técnica da Pessoa com Deficiência (com assento governamental em entidade de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência-COMDEF/RJ) e na Gerência do NASF Carioca. Trabalha na UFRJ nas linhas de pesquisa sobre Educação Inclusiva e Atenção Básica.

SOBRE O PROJETO
Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

SERVIÇO
Curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, do projeto Um Novo Olhar
(segunda turma)

Inscrições gratuitas pelo site do projeto: www.umnovoolhar.art.br
Aulas: a partir de 7/12, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site do projeto
Informações sobre editais e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

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