Programação cultural natalina celebra 300 anos de Minas Gerais, em festa de luzes e projeções

O Festival Luzes da Liberdade deu início às comemorações de Natal em Belo Horizonte (MG), na noite de quarta-feira, 2 de dezembro. A programação cultural gratuita percorre um roteiro cultural e turístico de experiências audiovisuais, com show de luzes, projeções e lasers. Ele vai além dos contornos da Praça da Liberdade e alcança outros pontos turísticos da capital. Esse mapa acompanha a recente ampliação do Circuito Liberdade, feita pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. O festival também celebra os 300 anos da Capitania de Minas Gerais.

A cerimônia de lançamento, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, teve a participação do governador de Minas Gerais Romeu Zema; do vice-governador Paulo Brant; do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; e de outros secretários de governo. A abertura contou com atrações como as apresentações musicais de Marcus Vianna e Maurício Tizumba, que interpretaram uma canção composta para homenagear o tricentenário do estado; e o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que integra o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado.

 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; e o vice-governador, Paulo Brant. Crédito das imagens: Pedro Gontijo / Agência Minas

O Luzes da Liberdade conta com uma agenda de projeções mapeadas na fachada do Palácio da Liberdade, assinadas por um coletivo de artistas. A comemoração inclui ainda apresentações de artistas mineiros, até 6 de janeiro de 2021. O festival tem concepção e direção artística da produtora cultural Danusa Carvalho, em parceria com o artista visual Rafael Cançado. O percurso de atrações vai até a Praça da Estação, passando por locais da Rua da Bahia, que concentra uma série de edificações tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e Viaduto de Santa Tereza. O roteiro abrange equipamentos culturais do Circuito Liberdade — que incluiu novos espaços culturais e turísticos, entre eles, a nova Casa Funarte Liberdade —, e outros espaços, como a Funarte MG e o Teatro Minas Tênis Clube. A iniciativa inclui transmissões ao vivo pelas plataformas digitais do projeto.

“As comemorações dos 300 anos de Minas Gerais surgem como um convite para que o público possa revisitar capítulos e aspectos da nossa história, a identidade e as múltiplas especificidades do nosso povo, que constroem a mineiridade. Nesse contexto, a transversalidade entre a Cultura e o Turismo se fortalece como ponto central para a retomada do desenvolvimento econômico do Estado, com o impulso da economia criativa”, destacou o secretário de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira.

A programação completa do festival Luzes da Liberdade, com agenda de shows e roteiro das projeções, está disponível pelo site www.luzesdaliberdade.com.br. A “velha guarda” da música mineira, como Celso Adolfo, Tadeu Franco, Telo Borges e Claudio Venturini, do Clube da Esquina, dividem o palco com promessas da nova geração, como a cantora Paige, o rapper Roger Deff, Ao Coral e nomes como Makely Ka, Regina Souza e Manu Dias, entre outros. Além disso, 10 VJs convidados ficarão responsáveis pelas projeções nos shows e imagens do mapping, valorizando as virtualidades e as artes digitais por meio de projeções mapeadas, laser e iluminações temáticas realizados no Circuito Liberdade.

O evento é fruto da parceria entre os projetos culturais Mistura Minas e Manto Festival, em uma coprodução da Casulo Cultura e Full Produções, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, parceria do CDL-BH e Iepha. O espetáculo de luzes de laser poderá ser visto de diversos pontos da cidade, diariamente entre 18h e 22h no espaço aéreo de BH. As demais ações da programação acontecem em dias e horários variados, de acordo com agenda disponível no site.

Segundo a Secult – MG, todos os equipamentos que integram o Circuito Liberdade receberão iluminação cênica em suas fachadas para dialogar com a temporada de Natal e com os 300 anos de Minas Gerais.

Natal Sustentável

As ações que vão expandir a iluminação de Natal em Belo Horizonte para além da Praça da Liberdade também têm foco em sustentabilidade. Em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o desenho de luz no Circuito Liberdade será composto por iluminação a laser, recurso mais econômico em comparação às microlâmpadas.

Festival Luzes da Liberdade – Natal e 300 anos de Minas Gerais
De 2/12/2020 a 6/01/2021
Belo Horizonte (MG)
Locais: Praça da Estação, Rua da Bahia, Viaduto Santa Tereza, Praça da Liberdade
Programação completa no site: luzesdaliberdade.com.br
Instagram: @luzesdaliberdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *