Funarte apresenta novos destaques do Arte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta destaques dos projetos Sinos, Bossa Criativa e UNO (Um Novo Olhar), realizados entre os dias 14 e 18 de dezembro. Fruto da parceria da instituição com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, as iniciativas integram o programa Funarte de Toda Gente.

As atividades virtuais são gratuitas e estão disponíveis para visualização, download e estudo nos sites de cada projeto e no Portal da Funarte, com exceção dos cursos de Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência e de Fotografia, que são realizados em plataforma fechada para alunos já inscritos.

Agenda da semana – 14 a 18 de dezembro

UNO – Um Novo Olhar

Foi ao ar no dia 14 de dezembro, segunda-feira, às 17h, a segunda videoaula da segunda turma do curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, oferecido pelo projeto Um Novo Olhar. As aulas são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. Com carga horária total de 48h, o curso é introdutório e tem como objetivo capacitar educadores do ensino fundamental para trabalhar as artes, integrando crianças com diferentes deficiências e contribuindo, assim, para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor nas salas de aula e no ambiente escolar como um todo. Os professores Thelma Alvares e José Antônio Borges coordenam o módulo e contam com conteúdo das professoras Carla Mauch e Vânia Mefano.

Ao longo da semana, continuam — também em plataforma fechada para alunos já inscritos — as aulas de Fotografia em parceria com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, de Portugal, do Um Novo Olhar e Bossa Criativa.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Em sua quarta aula no Curso de Pedagogia de Cordas, Fábio dos Santos fala sobre jogos musicais na aula “Ensino coletivo – Introdução a ‘estratégia do Jogo'”. O vídeo será disponibilizado no portal do projeto às 10h no dia 15 de dezembro, terça-feira. Fabio dos Santos é Mestre e Bacharel em Música pela Unicamp e Teacher Trainer de violino pela Suzuki Association of the Americas (SAA) desde 2019. Atualmente, é professor e Diretor do Centro Suzuki de Campinas e do Projeto Elemar em Nova Odessa (SP). Tem participado como professor convidado em Festivais no Brasil e no Peru. Além da atuação artística, é produtor de eventos internacionais para alunos Suzuki.

No dia 18 de dezembro, sexta-feira, no quinto Concerto Sinos, as cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ interpretam obras de Francisco Mignone, Jorge Antunes e Marcos Lucas. De Francisco Mignone, o programa contempla a peça Miudinho e a regência é de André Cardoso, professor da UFRJ e coordenador do Sinos; De Jorge Antunes, a peça é a Suíte Folia de Reis, composta por encomenda do projeto Sinos. A regência é de Tobias Volkman. De Marcos Lucas, a peça é Pequena Suíte para Cordas, composta por encomenda do Sinos (também executada pela primeira vez em público). A regência é de Tobias Volkman. Este e os outros Concertos Sinos estão disponíveis no site do projeto: www.sinos.art.br.

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Às 10h de quarta-feira, 16 de dezembro, será transmitida a videoaula número 16 da Oficina de Bandolim, com Paulo Sá. O tema são os “Efeitos diversos e introdução a técnicas estendida”. Bandolinista carioca, Paulo Sá é professor da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, trabalha com a Camerata Dedilhada da UFRJ e com o violonista/violeiro Daniel Miranda, Duo Barroqueando. Foi professor visitante de bandolim na Academia de Música de Malmö (Suécia, 2017) e Conservatório de Milão (Itália, 2013). Tem no currículo os concertos-palestras sobre Choro (outubro-2005 a fevereiro-2006) em: Berklee College of Music, Universidade de Massachusetts-Darthmouth, Brown University, Cornell University e University of Oregon.

Com duas lives, às 16h e às 18h de quarta-feira, será aberta também a Mostra Realidades Atuais em Artes. Considerando a importância dos Mestrados Profissionais na Área de Artes e seus perfis, o projeto Bossa Criativa apresentará trabalhos desenvolvidos pelos Programas de Pós-graduação Profissional em Artes de todo o Brasil. Os Programas lançaram uma Chamada interna para seleção, com o objetivo de produção de vídeos autorais com propostas de ação sobre realidades para o trabalho em artes. Na sexta, dia 18, serão lançados nas redes sociais nove vídeos do primeiro módulo de trabalhos em arte da Mostra.

Saiba mais sobre o projeto e as atividades no site do Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *