Já está no ar a base de dados AtoM da Fundação Nacional de Artes – Funarte, com arquivos pessoais e coleções de diversas personalidades artísticas preservados pelo Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc). Desenvolvida em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a fim de difundir documentos arquivísticos de natureza privada relativos às áreas de artes cênicas, artes visuais e música, a plataforma permite navegar pelo acervo e conhecer sua composição. É possível obter informações sobre doador, data de aquisição, estágio de organização, entre outras.
Por meio da AtoM, é possível acessar ainda diferentes níveis de descrição de arquivos e coleções de diversas personalidades artísticas existentes no segmento de Arquivos Privados do Cedoc. Também estão disponíveis quadros de arranjo e inventários. A plataforma, que é um software livre, está em fase de implantação e deverá disponibilizar a descrição de todos os 320 conjuntos documentais em breve. Alguns já estão disponíveis para consulta, entre eles, os de Paschoal Carlos Magno, Teatro de Ópera Carlos José Villar, Orlando Codá, Dina Sfat – Paulo José, ARQUIVO EDGARD DA ROCHA MIRANDA, Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, Fernando Peixoto e Renato Vianna.
Atrizes, atores, bailarinas, coreógrafos, críticos teatrais, artistas plásticos, cenógrafos, dramaturgos estão na AtoM esperando por você. Acesse: https://atom.funarte.gov.br/
Consultas presenciais suspensas temporariamente
Para consultar os documentos presencialmente é necessário solicitar acesso pelo e-mail: bibli.cedoc@funarte.gov.br. No entanto, em função da pandemia do coronavírus, as consultas nas dependências da Biblioteca Edmundo Moniz estão temporariamente suspensas. Após a pandemia, elas voltarão a ser agendadas pelo e-mail bibli-cedoc@funarte.gov.br ou pelos telefones (21) 2279-8290 / (21) 2279-8291. O espaço funciona de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h, na rua São José, 50, 2º andar – Centro, Rio de Janeiro.
Centenário de Clarice Lispector
Neste mês de dezembro, em que em celebramos o centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector, a Funarte lembra que o Cedoc guarda e preserva textos da autora para o teatro, entre os quais críticas e adaptações. A coleção reúne, ainda, imagens feitas pelo fotógrafo Carlos Moskovics de encontros de Clarice com os atores José Wilker, Dirce Migliacio, Glauce Rocha e o diretor Fauzi Arap durante os ensaios do espetáculo Perto do coração selvagem, encenado no Teatro Maison de France, entre os 1965 e 1966.
Sobre material relacionado a Clarice Lispector no Cedoc, leia mais aqui