Premiado pela Funarte, Terra Sem Mal apresenta microssérie infantil online

(Foto do Estúdio Festa do Dia e Design de Yuri Oliveira / Divulgação)

O projeto Terra Sem Mal, um dos contemplados com o Prêmio Funarte Descentrarte em 2019, colocou em exibição no YouTube a montagem de teatro infantil Travessia. Com acesso gratuito, no canal do projeto, o conteúdo, em três episódios, conta com intérprete de libras e audiodescrição.

A peça é inspirada no mito da cosmovisão guarani da “terra sem mal”, um lugar onde não haveria fome, doenças ou guerra. O enredo mostra a trajetória de uma mulher que deseja encontrar sua verdadeira identidade e modos de vida e, nessa jornada, atravessa diversos obstáculos e vivências.

A atriz e pedagoga Mana Rodrigues, que concebeu Terra sem Mal, juntamente com Eduardo Gasperin, pensou e desenvolveu a proposta especificamente para crianças. Para isso, utilizou sua experiência de décadas com educação de crianças. Os autores também consultaram o público infantil para criar a microssérie. De acordo Gasperin, diretor e produtor, crianças pequenas assistiram antes, virtualmente, graças a uma parceria feita com os pais delas. “Em transmissão ao vivo, elas deram suas contribuições, disseram o que entenderam, o que não entenderam, o que acharam da personagem, dos gestos, das músicas. A questão da criança e do protagonismo dela enquanto apreciadora de uma obra artística engrandeceu muito o trabalho”, explica Gasperin.

A peça tem atuação de Cleonice Rodrigues da Silva, conhecida como Mana Rodrigues, envolvida com a educação infantil no Mato Grosso do Sul há mais de 30 anos. O projeto nasceu do desejo de reencontro entre Mana e Eduardo Gasperin, tia e sobrinho. Separados geograficamente, eles retomaram uma vontade antiga: estar juntos em cena e contar uma história. Devido à pandemia, o projeto foi reformulado e se tornou a microssérie.

Acesse o canal do espetáculo aqui

Acesse abaixo cada um dos episódios

– Link do episódio 1 

– Link do episódio 2

– Link do episódio 3

Ficha técnica
Atuação – Mana Rodrigues
Encenação – Eduardo Gasperin
Dramaturgia – Júnia Pereira
Figurino – Áurea Eu
Espaço e adereços – Eduardo Gasperin e Mana Rodrigues
Produção de Trilha Sonora – Estúdio Multi Acordes
Produção Executiva – Núcleo Coelhos mordem
Assessoria Pedagógica e Acessibilidade – Mariana Dézinho
Mesa colaboradora – Isadora Touro, Juma Jandaíra e Romário Hilário
Designer e diagramação – Moara e Colabirinto
Foto – Estúdio Festa do Dia
Edição de Imagem – Yuri Oliveira
Operação de Câmera – Baiano Som e Imagem

publicado
Categorizado como Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *