Funarte e UFRJ disponibilizam a quarta edição de concertos do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Orquestra Sinfônica da UFRJ - Foto: divulgação

A série Concertos Sinos apresenta sua nova atração para o público: obras dos compositores Francisco Mignone (1897-1986), Jorge Antunes e Marcos Lucas, sendo duas inéditas, interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ. A quarta edição da série já está disponível no canal Arte de Toda Gente no Youtube e também no site do projeto Sinos. O Sistema Nacional de Orquestras Sociais é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e integra o programa Arte de Toda Gente, que reúne mais duas ações, os projetos Bossa Criativa e UNO.

Nessa quarta edição, o programa tem início com a obra Miudinho, do compositor Francisco Mignone, sob a regência do maestro André Luiz Cardoso, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do projeto Sinos. Logo após, Suíte Folia de Reis, de Jorge Antunes, será interpretada pela primeira vez em público. Esta obra foi composta especialmente para o projeto e elaborada de acordo com o nível musical dos jovens talentos de orquestras sociais. O concerto será finalizado com a execução de Pequena Suíte para Cordas, de Marcos Lucas. Obra inédita igualmente composta por encomenda para o Sinos. As duas últimas apresentações serão regidas pelo maestro Tobias Volkman.

Sobre o Concertos Sinos

O Concertos Sinos foi criado para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras.

A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.

Mais informações sobre o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, aqui

As atividades gratuitas relacionadas aos projetos da Funarte/UFRJ estão disponíveis para visualização, apreciação, download e estudo nos sites próprios e também no Portal Funarte. Para participar e aproveitar todas as ações do programa, basta fazer a inscrição e acessar o canal Arte de Toda Gente, aqui.

No portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte (www.funarte.gov.br), o público pode conferir todos os projetos e editais da instituição.

Realização:

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ