Funarte MG divulga os vídeos do projeto Óperas em Cena

Ópera em Cena: Foto divulgação

A Fundação Nacional de Artes, por meio da Funarte MG, disponibilizou em seu canal de vídeo, no Youtube, os espetáculos integrantes do projeto Óperas em Cena. Ele reúne releituras de peças operísticas famosas, escolhidas a partir das reproduções retratadas no Miniteatro de Óperas – maquete artística exposta na Funarte MG, em Belo Horizonte.

São quatro vídeos, cada um inspirado em uma ópera, encenada com a utilização de uma das diferentes linguagens contempladas pela Fundação: música, teatro, circo e dança; ou com mais de uma delas. A meta principal do projeto é difundir o Miniteatro, que reproduz, com detalhes, os ambientes típico das óperas como eram em séculos passados, quando o gênero artístico era muito popular. Esse patrimônio da Fundação está em restauração, graças a outro projeto, também desenvolvido pela Funarte MG.

O vídeo de Rigoletto, de Giuseppe Verdi, traz uma contação de história, seguida de uma apresentação de música. Já a ópera La Traviata, do mesmo autor, tem uma cena de teatro.  O vídeo de Carmen, de Georges Bizet é apresentado por uma contadora de histórias, seguidas por cenas com palhaças. Já a ópera O Trovador, também de Verdi, é apresentada por um contador de histórias e seguido de uma apresentação de dança.

O Miniteatro de Óperas reproduz um uma sala de espetáculos clássica. Tem dezenas de bonecos, com figurinos de época, representando atores, orquestra e público; miniaturas de instrumentos musicais, adereços e outros objetos. Essa obra de arte foi idealizada e construída na década de 1960, pelo ex-tenor Carlos José Villar. Nos anos 1980, após a morte do artista, a família doou a obra para o acervo da Funarte.

Fabiane Aguiar, coordenadora da representação regional de MG, comenta que os vídeos auxiliam o entendimento da história da obra. “São principalmente para quem a visitar, nas nossas instalações, mas também para o público da internet e das redes sociais”, explica.

Acesse os vídeos abaixo

Releitura de ‘O trovador’, de Giuseppe Verdi

Releitura de ‘Rigoletto’, de Giuseppe Verdi

“Óia Lá Traviata”, baseada na ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi

Releitura de ‘Carmen’, de Georges Bizet

Texto: Marcelo Mavignier – Funarte
Com informações da Funarte MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *