Funarte MG apresenta releitura de ‘Rigoletto’, de Giuseppe Verdi

Músicos na releitura de ‘Rigoletto’. Crédito da imagem: Reprodução do vídeo

Maquete, que reproduz um teatro clássico, está exposta na regional

A Fundação Nacional de Artes, por meio da Funarte MG, disponibilizou em seu canal no YouTube uma releitura da ópera Rigoletto, de Verdi. O espetáculo integra o projeto Óperas em Cena, que reúne releituras de peças operísticas famosas, escolhidas a partir das reproduções retratadas no Miniteatro de Óperas — maquete artística exposta na representação regional da Fundação, em Belo Horizonte.

Rigoletto é uma peça operística em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi (1813- 1901). É inspirada no texto Le Roi S’Amuse, O Rei se Diverte, de Victor Hugo. Rigoletto, o protagonista, é um bobo da corte do Duque de Mântua, que acaba sendo alvo de uma maldição rogada pelo conde Monterone. A história aborda temas como a loucura, a luxúria e a exclusão social.

Com duração de 11 minutos, o vídeo tem início com toques de piano, seguidos pela fala de Aline Cântia, responsável pelo texto e narração. Ela lê o trecho de uma carta, escrita em 1850, por Verdi, ao empresário do Teatro La Fenice. Naquele momento, a censura tinha sugerido mudanças à ópera. Aline Cântia, então, segue para a história, acompanhada pela performance musical da soprano Camila Corrêa, da flautista Nara Franca e do pianista André Brant. Confira:

O projeto Óperas em Cena conta com quatro vídeos, cada um inspirado em uma ópera, encenados com a utilização de uma das linguagens contempladas pela Funarte — música, teatro, circo e dança; ou com mais de uma delas. A meta principal é difundir o Miniteatro, que reproduz, com detalhes, os ambientes típicos das óperas de séculos passados, quando o gênero artístico era muito popular. A obra de arte foi idealizada e construída na década de 1960, pelo ex-tenor Carlos José Villar. Nos anos 1980, após a morte do artista, a família doou a obra ao acervo da Fundação. Esse patrimônio está em restauração, graças a outro projeto, também desenvolvido pela Funarte MG.

Assista abaixo ao teaser do projeto

Com informações da Funarte MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *