Funarte comemora o Dia do Quadrinho Nacional

Reprodução de quadrinhos - "As Aventuras de Nhô- Quim...", tida como a primeira HQ brasileira. No lugar de balões, havia legendas. Imagem: rede social da FBN (editada)

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, comemora neste sábado, junto a milhares de fãs e leitores, o Dia do Quadrinho Nacional – também celebrado pelas artes visuais do país. Em 30 de janeiro de 1869, Ângelo Agostini desenhou o primeiro capítulo de “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, publicado no antigo jornal Vida Fluminense. Foi a primeira história brasileira em quadrinhos de longa duração e uma das pioneiras no mundo. Por este feito, a data foi instituída, em 1984, pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).

Em “As Aventuras de Nhô-Quim…”, o ilustrador, caricaturista e jornalista contava a história de um homem que se mudava da região rural de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Na cidade grande, se deparava com os contrastes de costumes da época. As tirinhas expunham críticas sociais bem-humoradas, que combinavam com o teor do “Vida Fluminense”, já que o periódico caricaturava a corte brasileira. A cada semana, um novo capítulo saia nas duas páginas centrais do jornal.

A série tem 14 episódios. Agostini desenhou os nove primeiros e os cinco restantes foram feitos pelo seu colega de trabalho, Cândido A. de Faria, com estilo e traço semelhantes. Nhô-Quim ajudou a originar a figura folclórica do “caipira” – a considerada por muitos como uma representação do conflito entre a cultura rural e a da cidade emergente.

As tirinhas originais podem ser encontradas nas coleções de revistas encadernadas Vida Fluminense, que estão sob os cuidados da biblioteca da Fundação da Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Em “As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora: os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883”, de Athos Eichler Cardoso, é possível ter acesso aos capítulos da história em versão digitalizada. O trabalho, das Edições Senado Federal, está disponível para download gratuito no site do órgão. Acesse-o aqui

Sobre Ângelo Agostini

Angelo Agostini. Foto: Coleção Waldyr -Cordovil Pires (domínio público)

Italiano, radicado no Brasil desde a juventude, Ângelo Agostini nasceu no Piemonte, Itália, em 1843. O jornalista obteve destaque com seus desenhos, ilustrações, pinturas e caricaturas do regime escravagista e do Imperador. foi proprietário da “Revista Illustrada”, marco na imprensa nacional. Foi nela que lançou, em 27 de janeiro de 1883, o primeiro capítulo de “As Aventuras de Zé Caipora”. O personagem um sucesso na época do Segundo Reinado no país. Agostini teve trabalhos publicados em importantes veículos, como as revistas Don Quixote e O Malho, além de ter colaborado na famosa publicação infantil O Tico-Tico. Faleceu em 1910, no Rio de Janeiro.

***

Texto: Marina Rocha. Edição: Marcelo Mavignier
Funarte

Com Informações de: “As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora: os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883”, de Athos Eichler Cardoso (disponível aqui); Universo HQ; Enciclopédia Itaú Cultural; Guia das Artes e Site da Prefeitura de Cabreúva (SP)