Funarte lança no Rio o livro “Antonio Manuel”

O artista plástico Antonio Manuel autografa o livro Eis o saldo: textos, depoimentos e entrevistas (Ed. Funarte) na sexta-feira, 17 de dezembro, às 17h, na Livraria Mário de Andrade, térreo do Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio. Quinto volume da Coleção Fala do Artista, a obra reúne textos que conduzem ao universo de Antonio Manuel, mostrando a capacidade do artista plástico de transgredir e estabelecer a arte como processo político contra todas as formas de censura. Também aborda questões como a utilização do corpo pelas artes plásticas e abre espaço para a discussão sobre a arte contemporânea, seus atores e sua importância na cena brasileira. O livro teve organização de Guilherme Bueno, doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e atual diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

Os depoimentos oferecem uma reconstituição de fatos da história cultural e apresentam uma percepção sobre os debates promovidos pela classe artística desde os anos 1960. Poesias, fragmentos de textos teóricos, fotos, artigos de jornal, documentos pessoais e entrevistas retratam a participação ativa do artista nas criações estéticas contemporâneas.

A atuação de Antonio Manuel na arte é, sobretudo, política. Contestador, sempre polemizou em suas obras a relação da arte contemporânea com os veículos de massa. Questionou até mesmo os critérios utilizados para definir o que é uma obra de arte, quando, no lugar de pinturas e esculturas, expôs seu corpo nu como obra, no Salão de Arte Moderna, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, em 1970. Com O corpo é a obra, Antonio Manuel pretendia questionar os critérios de seleção e julgamento das obras de arte.

Residente no Rio de Janeiro desde 1953 quando veio de Portugal com a família, Antonio Manuel tem trabalho de destaque na arte contemporânea brasileira. Além de adotar uma perspectiva experimental em sua obra, nos anos 1970 explorou linguagens como o cinema e as mídias impressas, aproximando-se, na década seguinte, também da pintura. Nos anos 2000, participou de mostras individuais, sendo as mais recentes no Pharos Centre for Contemporary Art (Chipre, 2005) e Centro Cultural Banco do Brasil (2007).

COLEÇÃO FALA DO ARTISTA — ANTONIO MANUEL — Eis o saldo: textos, depoimentos e entrevistas
Organização de Guilherme Bueno
ISBN 978-85-7507-132-8
Edições Funarte — Ministério da Cultura
Lançamento: 17 de dezembro, sexta-feira, às 17h
Local: Livraria Mário de Andrade — Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 — Centro — Rio de Janeiro – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *