Encontro Internacional de Palhaços alegra o Rio

Foto: Celso Pereira

Cerca de 150 palhaços de vários lugares do mundo estão reunidos no “Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços”, em vários espaços culturais do Rio de Janeiro, de 6 a 12 de dezembro, com apoio da Funarte. O evento inclui apresentações em teatros e na rua, seminário, oficinas, debates, e uma caminhada de palhaços, a “Palhaceata” (realizada na quarta-feira, dia 8). A programação é aberta ao público. O Encontro é dirigido especialmente a profissionais, comunidades e grupos circenses, e é voltado para a troca de informações, reciclagem profissional e capacitação.

O Teatro Glauce Rocha, da Funarte, recebeu o grupo feminino As Marias da Graça, com o número “Duas Palhaças e um Pequeno Príncipe”, e a também carioca Companhia Flor no Peito, com o espetáculo “Triciclo”. Na quinta-feira, dia 9, o teatro foi ocupado pela montagem “In Conserto”, com o grupo organizador do Encontro, o Teatro de Anônimo (RJ), conhecido por seu trabalho nesta área.

O objetivo do Anjos do Picadeiro é ser um espaço de informação e debate, entre veteranos e iniciantes, além de possibilitar a qualificação profissional e o trabalho coletivo. O Encontro também integra a arte ao espaço público. A “Palhaceata” reuniu, segundo os organizadores, cerca de 200 profissionais da área, entre atores, encenadores e técnicos. Eles se reuniram na Cinelândia, saíram em caminhada e alegraram as ruas do centro da cidade. Outras metas do evento são: divulgar a arte do palhaço e o circo, em geral, promovendo a circulação de espetáculos, principalmente a de novas criações; oferecer uma programação variada, com ingressos a preços populares, facilitando o acesso à população de baixa renda; ampliar o campo de trabalho para profissionais do setor, e ainda propagar reflexões sobre a atividade circense e cômica.

Em sua nona edição, o Encontro Internacional de Palhaços foi criado em 1996, para comemorar os dez anos do Teatro de Anônimo. “O evento nasceu da necessidade de aprofundar a investigação sobre a arte de fazer. Queremos gerar troca de informações entre os interessados, independente de escola ou tradição”, explica João Carlos Artigos, diretor do Encontro. “O acontecimento já é referência, engloba uma grande rede e se desdobra, no decorrer do ano. Isto gera contatos entre mestres na arte e principiantes, possibilita parcerias e oportunidades de trabalho e gera fóruns e publicações, entre outros frutos”, completa ele.

Conheça aqui a programação

Informações
www.anjosdopicadeiro.com.br
www.picadeiroquente.blogspot.com

Contato
Teatro de Anônimo
www.teatrodeanonimo.com.br
Telefones: (21) 2240 0930 / 2240 2478

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *