Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) a exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau. Até 28 de fevereiro, o público pode conferir cem obras do icônico artista tcheco, radicado em Paris. Seu trabalho é símbolo do “art nouveau”, estilo artístico que se desenvolveu entre o final do século XIX e 1914, caracterizado pelas formas orgânicas e sinuosas. A entrada é franca.
Em 1894, ao cobrir as férias de um amigo, Mucha criou o cartaz da peça teatral Gismonda, estrelada por Sarah Bernhardt – considerada a maior atriz europeia da época. O espetáculo entraria em exibição em menos de um mês, tempo suficiente para a criação que consolidou Mucha como artista reconhecido. Também ajudou a popularizar o estilo.
A Exposição
As obras foram trazidas do instituto que leva o nome do artista em Praga, na República Tcheca. Com curadoria de Tomoko Sato e Ania Rodriguez, a exposição, considerada a maior já realizada no Brasil, é dividida em quatro núcleos. O primeiro reflete a peculiaridade comercial, com cartazes e anúncios produzidos pelo artista. No segundo, estão expostos painéis veiculados nos Estados Unidos e na Europa. O terceiro eixo marca o retorno do artista à República Tcheca, a partir de 1910, quando as figuras femininas foram retratadas com motivos folclóricos e “espirituais”. Na última seção, encontramos obras de outras personalidades, inspiradas na obra do artista.
O Centro Cultural Banco do Brasil também oferece tour virtual. Acesse-a aqui. Visitas presenciais devem ser agendadas, devido à pandemia. Leia mais abaixo.
Exposição
Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau
De 18 de novembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021
Todos os dias da semana, exceto terças-feiras, das 9h às 17h
Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio
Tel.: (21) 3808-2020
Entrada gratuita
IMPORTANTE: por conta da pandemia, a visita ao CCBB-RJ deve ser agendada no site eventim.com.br.
Com informações do Centro de Artes Visuais da Funarte