“Lugares/Representações” pode ser vista na Funarte SP

"As cidades e o Desejo", de Daniel Escobar - Foto: Eduardo Jorge

Lugares/Representações é a exposição que reúne 14 obras dos artistas Andrei Thomaz, Daniel Escobar e Marina Camargo, ganhadores do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. Na mostra, em cartaz até 24 de abril, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, os artistas apresentam projetos conjuntos e individuais – todos com temas relacionados às cidades e às diferentes formas de representação dos espaços, sejam eles reais ou virtuais.

Mapas, outdoors, postais, guias turísticos e códigos de barras são alguns dos elementos manipulados pelos artistas, que recorreram a diferentes mídias para produzir os trabalhos. Entre as obras expostas, destacam-se As cidades e o Desejo, em que o artista Daniel Escobar cria colagens, utilizando guias turísticos e manipulando as imagens que estes tentam criar das cidades aos quais se referem; e Eclipses, de Andrei Thomaz e Marina Camargo, um software desenvolvido pelos artistas que alinha e sobrepõe mapas de cidades brasileiras, tendo como centro ruas com o mesmo nome.

Em abril, será lançado um catálogo que reunirá entrevistas com os artistas, realizadas pelo jornalista Eduardo Veras, de Porto Alegre, e dois textos críticos, um do arquiteto Guilherme Wisnik e outro do curador e artista Gabriel Menotti, atuante na área de cinema e novas mídias.  O projeto prevê ainda a construção de um website para divulgar e documentar a exposição, além de apresentar outros projetos dos artistas Andrei Thomaz, Daniel Escobar e Marina Camargo.

Sobre os artistas

Andrei Thomaz é mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e professor do Istituto Europeo di Design e na Miami Ad School/ESPM, ambos de São Paulo. Com uma produção que abrange diferentes mídias (digitais e analógicas), o artista já participou de diversas exposições e festivais.

Daniel Escobar é graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já participou de mostras individuais e coletivas.

Marina Camargo é artista bolsista do DAAD (2010-2011), na ADBK München (Alemanha), onde vive e trabalha atualmente. É mestre em Artes Visuais (UFRGS – Porto Alegre) e pós-graduada em Cultura Visual (Universidad de Barcelona, Espanha). Já participou de mostras individuais e coletivas.

Lugares/Representações
Exposição
Andrei Thomaz, Daniel Escobar e Marina Camargo
Até 24 de abril de 2011
Segunda a Domingo, das 14h às 22h
Entrada gratuita
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Flávio de Carvalho
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Eliseos – São Paulo (SP)
Informações: (11) 3662 5177