A coletãnea de músicas de João Guilherme Ripper O Pequeno Cancioneiro está disponível, em vídeo, áudio e partituras, a partir do dia 23 de março, terça-feira, no site do projeto Um Novo Olhar (UNO) – com formatação específica para coro infantil. O UNO faz parte do Arte de Toda Gente, programa realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O site do Um Novo Olhar é: www.umnovoolhar.art.br.
A obra foi incluída na seleção Repertório para Canto Coral, destinada a fornecer a regentes de coro infantil material didático e repertório de compositores brasileiros. A curadoria dos projetos em parceria Funarte/UFRJ é da Escola de Música da Universidade.
“O canto coral é uma das atividades musicais de maior capacidade inclusiva e, por isso, é uma das principais frentes de atuação do projeto Um Novo Olhar”, comenta a produção. Ele inclui oficinas online de capacitação para regentes de coro infantil, para que possam se aprimorar e ampliar sua atuação profissional, além de material didático – vídeos e partituras de repertório, de compositores nacionais (especialmente formatado para esses conjuntos); e, ainda, conteúdo sobre acessibilidade em música para pessoas com deficiência, de forma a facilitar e tornar as apresentações mais atraentes para esse público.
O Pequeno Cancioneiro
A obra O Pequeno Cancioneiro é composta por seis peças, com temas e graus de dificuldade variados e que podem ser apresentadas separadamente. As duas últimas canções fazem parte da ópera “Onheama” (2014), com libreto de João Guilherme Ripper, baseado no poema “A infância de um guerreiro” de Max Carphentier. “Essas peças permitirão que as crianças entrem em contato com tradições e lendas de origem amazônica e conheçam um pouco mais da cultura brasileira”, informa a produção.
O compositor
João Guilherme Ripper nasceu em 20 de agosto de 1959, no Rio de Janeiro. Formou-se em Composição e fez mestrado na UFRJ, sob a orientação de Henrique Morelenbaum e Ronaldo Miranda. Cursou o doutorado em Composição na instituição The Catholic University of America, em Washington D.C (EUA), onde estudou com o compositor germano-norte americano Helmut Braunlich e a musicóloga argentina Emma Garmendia. Dirigiu a Escola de Música da UFRJ (1999-2003) – onde atua como professor na área de Composição, desde 1988 –; a Sala Cecilia Meireles (2004-2015); e a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2015-2017). Atualmente preside da Academia Brasileira de Música (ABM).
Sua vasta produção musical, executada com frequência nas principais salas de concerto do Brasil e no exterior, que abrange peças para instrumento solo, coro, conjunto de câmara, repertório sinfônico e óperas, revela um compositor singular, com habilidades musicais e literárias refinadas.
O Um Novo Olhar
O objetivo do projeto Um Novo Olhar (UNO) é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts), “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.
Programa Arte de Toda Gente
Projeto Um Novo Olhar (UNO)
Inclusão da obra O Pequeno Cancioneiro, de João Guilherme Ripper, no do Repertório para Canto Coral do projeto Um Novo Olhar
Disponível no site www.umnovoolhar.art.br
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades e mais informações sobre o projeto disponíveis aqui
Saiba mais sobre outros projetos da Funarte em parceria com a UFRJ:
Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente: www.bossacriativa.art.br
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – www.sinos.art.br
Informações sobre esse e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br
Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente