O Teatro Cacilda Becker, espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 25 e 28 de março uma programação de oficinas do MoviRio Festival – Edição Verão. Os workshops são direcionados ao aprimoramento técnico e profissional de bailarinos, para diversas modalidades de dança, teatro e circo. Os seminários serão disponibilizados presencialmente para um número restrito de participantes. Mas, em abril, serão publicados em vídeos, no canal do festival no YouTube. Inscrições e mais informações sobre a atividade estão disponíveis no site e nas redes sociais do festival.
São 12 oficinas, com os seguintes temas: Balleron Fit; Ballet Clássico; Krump [estilo de dança]; Dança Moderna; Dança Afro; Jazz Funk; Circo; Sapateado; Jazz Dance; Jazz Lírico; Dança para Musical; e Dança Contemporânea. A produção do festival – em sua terceira edição – cita a relevância do contínuo apoio institucional da Funarte: “[A Fundação] confirma, assim, o importante fomento a criação, profissionalização e acesso à dança, em suas diversas transversalidades”.
Confira a lista das oficinas – com informações sobre a realização presencial
- Dança Moderna, com Kelly Diane – 25 de março, às 10h;
- Dança para Musical, com Victor Maia – 25 de março, às 11h40;
- Sapateado, com Patricia Taranto – 25 de março, às 13h20;
- Circo, com Papito – 25 de março, às 15h;
- Dança Afro, com Kátia Bezerra – 26 de março, às 10h;
- Jazz Lírico, com Thiago Caetano – 26 de março, às 11h40;
- Jazz Funk, com Ohana Lefundes – 26 de março, às 13h20;
- Krump, com Bruno Duarte – 26 de março, às 15h;
- Balleron Fit, com Ana Cecília Calderon – 27 de março, às 10h;
- Dança Contemporânea, com Carlos Fontinelle – 27 de março, às 13h20;
- Ballet Clássico, com Flávia Burlini – 28 de março, às 10h;
- Jazz Dance (TV), com Tatiana Estrella – 28 de março, às 11h40;
Os vídeos serão disponibilizados on-line, em abril. Acesse-os aqui, no canal do MoviRio no YouTube
Sobre MoviRio Festival – Edição Verão
Com extensa programação, o MoviRio Festival – Edição Verão começou em 7 de março e vai até 18 de abril. Inclui ações como audições, oficinas, mesas de debates, palestras, apresentação de danças populares, aulas a céu aberto, intervenções urbanas artísticas, mostra competitiva e de cinema ao ar livre de videodança e residência artística. Conta com atividades on-line e presenciais, em diversos espaços da Capital Fluminense. Para o idealizador e diretor-geral do festival, Carlos Fontinelle, realizar a edição em 2021 é extremamente significativo: “O MoviRio é um festival que visa ao movimento e, num ano tão atípico e com tantos receios, ele veio pra afirmar que precisamos mais do que nunca nos manter em movimento, tanto no corpo como na mente”.
O encerramento do festival será realizado no Parque Lage, no dia 18 de abril, com o Encontro de Artistas – Conversa sobre Inovação nas artes cênicas. Estarão presentes a secretária de Estado Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros; o representante da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Raphael Moreira; e o coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro.
Festival MoviRio
Oficinas de dança
Realizadas e gravadas no Teatro Cacilda Becker
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Catete, Rio de Janeiro
25 a 28 de março
Vídeos disponíveis em abril, aqui, no canal do evento no YouTube
Programação realizada por meio da Lei Aldir Blanc
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro | Fundo Estadual de Cultura | Governo do Estado do Rio de Janeiro
Apoio institucional
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Informações e inscrições
www.moviriofestival.com
www.instagram.com/moviriofestival/
www.facebook.com/moviriofestival
Texto-base: organização do MoviRio Festival e Coordenação de Dança da Funarte