Novos vídeos: projetos artísticos sociais, empreendedorismo em música e educação artística inclusiva estão entre os temas

Da esq. para a dir., de cima para baixo: logomarca do Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente; João Luiz Areas; Leonardo Miranda; e Joaquim Callado. Foto: Produção do Arte de Toda Gente (montagem)

Entre os destaques está o lançamento do Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam, de 12 a 16 de abril, alguns novos vídeos on-line, da agenda do Arte de Toda Gente, programa realizado em parceria pelas duas instituições. Ele inclui os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). O acesso é gratuito.

Entre as estreias, está a “live” de lançamento do Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente. Ela será transmitida na terça-feira, dia 13 de abril, às 17h. Consolidando dados de pesquisas anteriores com atualizações e novos cadastros, o levantamento vai incluir iniciativas relacionadas com música, artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade; e será uma base para as novas ações dos projetos do Arte de Toda Gente. A transmissão será pelo canal do programa, no YouTube (abaixo).

Participam da discussão: o professor e coordenador do Sinos, André Cardoso, mediador do evento; a violinista e professora do projeto, Carla Rincón; a servidora técnica em assuntos culturais da Funarte e professora Maya Suemi Lemos; o maestro da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do Município de Luis Gomes (RN), Leandro Oliveira; o maestro, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Arte de Toda Gente, Marcelo Jardim; e o diretor-editor da Revista Concerto, Nelson Rubens Kunze.

Entre os destaques também está a exposição em vídeo “Arte em Confinamento”, do “Curso de Fotografia do Um Novo Olhar”. A atração entrará no ar na quinta-feira, dia 15.

Relacionados a várias linguagens artísticas, os cursos e outras atividades do programa são exibidos em vídeos, no canal youtube.com/artedetodagente e nos sites dos três projetos que integram a iniciativa (abaixo). O Arte de Toda Gente conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

No dia 12 de abril, segunda-feira, foi ao ar o sétimo módulo da Oficina Empreendedorismo em Música – ainda com o tema Modelo de Negócios (Empresarial). Em dez vídeos do curso, o músico e professor Eduardo Pereira aborda conceitos e técnicas que podem auxiliar a gestão das carreiras musicais. Mostra ainda os caminhos para a definição de um modelo de negócio na área, para pessoa física ou jurídica. Os módulos são publicados semanalmente.

Na terça-feira (13), entram no ar novos módulos das oficinas da Série Casa do Choro. Na oficina Furiosa Portátil, Maurício Carrilho fala sobre a composição Praia Vermelha e Preta, um choro; na Princípios do Choro, Leonardo Miranda ensina sobre Joaquim Callado, no terceira vídeo da série Personagens do Choro.

Um Novo Olhar (UNO)

Está no ar desde segunda-feira, dia 12, o vídeo do terceiro encontro do curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo, realizado em plataforma externa, restrita a inscritos. No dia 15, quinta-feira, o mesmo curso vai promover um “webinário” (seminário on-line). Também na quinta-feira, será disponibilizada a exposição em vídeo Arte em Confinamento, com alguns dos trabalhos finais do Curso de Fotografia do Um Novo Olhar, realizado em parceria com Portugal.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Ainda na quinta-feira (15), começam a ser publicadas, pelo Sinos, as vídeo-oficinas de trombone com João Luiz Areas, professor da UniRio, com bacharelado pela UFRJ e Mestrado pela universidade, onde cursa o Doutorado em Práticas Interpretativas. Areas Ministrou cursos em festivais de música do Brasil e no exterior, como no Festival em Tanglewwod da Boston University (2014 e 2017) e no Festival Trombonanza (2016 e 2018). Foi Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (2003/2007) e membro do Board of Advisers da International Trombone Association. Atualmente, é 1º trombone da Orquestra Petrobras Sinfônica. Como camerista, lançou o CD Tributo a Gilberto Gagliardi, com o Quarteto Brasileiro de Trombones; e, junto ao Art Metal Quinteto, o CD Henrique Alves de Mesquita: Músico do Império do Brasil (2013), entre outros trabalhos.

Programa Arte de Toda Gente

Projetos
Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente

Leia mais sobre os projetos que compõem a iniciativa, nos sites:

Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente