Monteiro Lobato na música: acesse programa da Funarte dedicado ao autor

Reprodução das capas de alguns dos livros infantis escritos por Monteiro Lobato

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril – oficializado pela Lei nº 10.402, de 2002. Para celebrar a data, a Fundação Nacional de Artes – Funarte destaca o episódio de número 195 do Estúdio F, sobre Monteiro Lobato, considerado um dos grandes escritores desse gênero literário no país. Em 2019, o programa de rádio, produzido pela instituição, homenageou o escritor, com músicas inspiradas em sua obra.

Além de contar um pouco sobre o contexto em torno dos livros do autor, a atração traz músicas como Pirlimpimpim, de Moraes Moreira; Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Gilberto Gil; Pedrinho, interpretada pelo Grupo Aquarius, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro; e Peixe, de Caetano Veloso (interpretada pelos Doces Bárbaros); entre outras.

“Inspiração para canções de grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, o Sítio do Picapau Amarelo é o cenário de muitas histórias de Monteiro Lobato, histórias nas quais, numa linguagem bem simples, imaginação e memórias caminham lado a lado. Pedrinho, por exemplo, tem várias características do autor quando criança”, comenta o servidor da Funarte Paulo César Soares em um trecho do programa. O episódio teve apresentação do produtor e texto do roteirista e pesquisador Claudio Felício, jornalista e também servidor da instituição.

No link abaixo, é possível ouvir e/ou baixar os arquivos de áudio com os três blocos do episódio:

Confira o programa do Estúdio F sobre Monteiro Lobato

Sobre o Estúdio F

O Estúdio F é um programa de rádio produzido pela Funarte desde novembro de 2006, quando foi idealizado por Paulo César Soares – também apresentador do programa, em suas primeiras 365 edições. São centenas de episódios, que oferecem ao público a oportunidade de conhecer de forma mais detalhada a vida e obra de grandes personagens da música brasileira. A série é roteirizada e produzida pela Coordenação de Difusão e Pesquisa, setor do Centro de Programas Integrados da Funarte.

O acervo do Estúdio F está disponível aqui, neste link

 

Com informações do Portal da Funarte e da Coordenação de Difusão e Pesquisa – Centro de Programas Integrados – Funarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *