A Fundação Nacional de Artes – Funarte concluiu reformas na cobertura dos Galpões Lulu Librandi, do Complexo Cultural Funarte SP, para troca das calhas. O Complexo Cultural abriga a Sala Arquimedes Ribeiro, a Sala Guiomar Novaes, as galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg, a Sala Carlos Miranda e a Sala Renée Gumiel, além do Centro de Convivência Waly Salomão. Esses espaços vinham sendo afetados por infiltrações e vazamentos.
Com as obras, iniciadas antes do período de chuvas mais intensas na Capital Paulista, a Sala Renée Gumiel e demais ambientes poderão voltar a receber atividades, sem transtornos. No momento, devido à pandemia de covid 19, os espaços da Funarte SP não têm abrigado atrações com público, mas têm servido de palco para gravações de espetáculos exibidos on-line — alguns dos quais foram contemplados por editais da Funarte, ou de outras instituições.
Sobre a reforma
As calhas, até então instaladas no telhado do edifício, bem como parte das telhas, encontravam-se gravemente deterioradas. Por esse motivo e também por questões estruturais, eram frequentes as infiltrações de água nos espaços, em dias de chuva forte. Com as obras, serão eliminados os transtornos para o público e para os artistas; riscos para os equipamentos técnicos e a estrutura e até para a integridade física dos frequentadores e funcionários. Parte das telhas teve que ser removida para instalação das novas calhas metálicas. Algumas peças de proteção enferrujadas, ou com outros danos também foram trocadas.
Com informações da Funarte SP