Museus literários de São Paulo lançam cursos on-line

Casa das Rosas, São Paulo (SP). Foto André Hoff

Uma agenda de cursos mensais on-line está disponível, para o público de qualquer parte do país, neste mês de abril, em uma programação realizada os museus literários estaduais de São Paulo, Capital. Abordando temas variados, a agenda inclui tanto cursos para iniciantes quanto séries com conteúdos mais avançados. As taxas de inscrição têm custo reduzido.

Estão reunidas na ação a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade. O leque de temas inclui, entre outros: literatura, cinema, gestão cultural e patrimonial, museologia, teatro, tradução e fotografia. O conteúdo permanece disponível aos alunos por 30 dias, de modo que cada participante pode acessar as aulas quando julgar mais conveniente, administrando o própro tempo.

Por meio do projeto, os museus participantes procuram atender à procura por atividades culturais à distância, durante a pandemia de covid 19. As taxas de inscrição reduzidas são um auxílio para a sustentabilidade financeira das casas – que também têm oferecido atividades gratuitas.

Sobre os museus

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à literatura, especialmente à poesia. A instituição preserva o acervo do poeta paulistano que figura em seu nome – um dos líderes do movimento concretista dos anos 1950. Sua programação inclui oficinas de criação literária, exposições, debates e saraus.

A Casa Mário de Andrade funciona no imóvel onde esse escritor modernista viveu, no bairro da Barra Funda, centro de São Paulo. Além de oferecer uma exposição permanente com objetos pessoais de Mário, além de documentos e áudios deixados por ele, no espaço também são realizadas várias atividades de cunho educativo e cultural.

Perfil semelhante é o da Casa Guilherme de Almeida, no endereço onde o poeta morou, em Perdizes, zona oeste da capital paulista. Suas atividades têm foco especial em tradução literária, referência ao importante trabalho de Guilherme de Almeida como tradutor.

Acesse aqui mais informações

Com informações da Funarte SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *