Referência no ensino de arte circense na América Latina, a Escola Nacional de Circo completa, hoje (13), 29 anos. Ao longo dessa trajetória, mais de 3 mil alunos passaram pelos cursos de formação e reciclagem da instituição. Muitos deles atuam em circos e companhias conceituadas como o Cirque du Soleil, Intrépida Trupe e Cia. Deborah Colker.
Aberta à reflexão, à experimentação e à descoberta de novos talentos, a Escola foi criada em 1982 pelo trapezista Luís Olimecha e reúne, em seu corpo docente, profissionais com mais de 30 anos de carreira artística. Atualmente, a ENC tem mais de 100 alunos, que aprendem acrobacia de solo (saltos e cama elástica), aérea (trapézio e bambu e outras), equilíbrio (arame, monociclo e perna-de-pau) e malabarismo. Jovens a partir dos 14 anos podem fazer a prova e ingressar na escola.
Entre os ex-alunos famosos estão o ator Marcos Frota, que tem sua própria companhia, e os acrobatas Carlos Márcio, Júlia Parrot e Kátia Thompson (Cirque du Soleil). O contorcionista Robson Assunção, que é chamado para circos do Brasil e do exterior (como o Ringling Bros., EUA); Raquel Rache, do Archaos (França) e Luiz Carlos Vasconcellos (o palhaço Xuxu, conhecido nacionalmente) também estudaram na ENC.
Parabéns à Escola Nacional de Circo!