Segunda turma do curso ‘Música + Educação + Acessibilidade’ está com inscrições abertas

Imagem: Brfreepik

A segunda turma do curso gratuito Música + Educação + Acessibilidade, realizado em ambiente virtual, está com inscrições abertas, até o dia 12 de julho, por meio do site www.umnovoolhar.art.br. As oficinas, direcionadas para professores de quaisquer disciplinas, começam no dia 19. As vagas são limitadas. A ação faz parte do projeto Um Novo Olhar (UNO), fruto de parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que conta com a curadoria é da Escola de Música da instituição de ensino.

A estrutura do curso Música + Educação + Acessibilidade foi desenvolvida por professores de música. Ela tem base na ideia de que a música pode contribuir com o aprimoramento do ensino regular, sem o objetivo específico de ensinar música. Assim, as atividades foram preparadas para educadores que sejam ou não músicos. A coordenação de conteúdo é da professora Thelma Alvares, com apoio dos também docentes Viviane Louro e Fernando Guilhon.

No programa, debate-se a profunda relação do homem com a música, analisando-se de que forma esta arte permeia o desenvolvimento humano. São abordados temas como: o trabalho com pessoas com deficiência; música e inclusão – as adaptações que facilitam o desenvolvimento do trabalho; e o trabalho de música com pessoas com diferentes deficiências (intelectual, visual, auditiva, surdez e transtorno do espectro autista (TEA), entre outras).

As aulas são assíncronas – ou seja: gravadas, sem necessidade de participação em tempo real. Elas são publicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. Com carga horária de 48h, o curso poderá ser concluído até 12 de setembro de 2021. Ao final, haverá emissão de certificado para os alunos aprovados – por meio de avaliação sobre o conteúdo apresentado. O curso poderá ser concluído até 12 de setembro de 2021.

O conteúdo
Serão abordadas as seguintes questões principais:

  • A relação do homem com a música: por que ela é tão importante?
  • Algumas considerações de Zuckerkandl sobre a relação do ser humano com a música
  • A música como ferramenta de inclusão
  • A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: como a música pode ajudar?
  • A música como ferramenta educativa para crianças com deficiência visual
  • Recebendo alunos com transtorno do espectro autista (TEA), com surdez e deficiência auditiva

Os professores

Thelma Alvares é professora titular da Escola de Música da UFRJ, onde atua no curso de Licenciatura em Música, no Bacharelado em Musicoterapia e no Programa de Pós-graduação em Educação Musical. A educadora se dedica ao ensino, pesquisa e extensão no diálogo entre Educação Musical e Saúde, buscando, por meio do conceito de “educação musical na diversidade”, a desconstrução de “estigmas” e a construção de “novas percepções e oportunidades que facilitem a inserção social de grupos desfavorecidos”. A docente foi coordenadora de um projeto de extensão da Escola de Música e do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, o Festival de Arte e Cultura da Diversidade, realizado de 2012 a 2018, em parceria com várias entidades públicas e o Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, entre outros.
Cumpriu estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sob a supervisão do Dr. Paulo Amarante. É autora do livro “Coisa de Mulher? A Maternidade e a Musicoterapia: Jornadas no Mundo Patriarcal” (2013). Em 2016, publicou o livro, organizado com o Dr. Paulo Amarante, “Educação Musical na Diversidade: construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em Educação”. É bacharel em Musicoterapia – Conservatório Brasileiro de Música (1986); especialista em Saúde Mental – Instituto de Psiquiatria – UFRJ (1989). Nos EUA, cursou mestrado em Terapias Expressivas – Lesley College, Massachusets (1993) –, doutorado em Educação Musical/Musicoterapia – Universidade de Miami, Flórida (2001) –, e formação no Método Nordoff-Robbins de Musicoterapia – Universidade de Nova Iorque (1994). Também tem formação no Método Bonny de Imagens Guiadas e Música. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Viviane Louro é doutora em neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); bacharel em piano pela Faculdade da Amazônia (FAAM); e técnica em piano pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS). É professora do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde coordena os projetos: Probem do CAC e Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (Liana); e a Especialização em Neurociências, Música e Inclusão; além de ser presidente da Comissão de Saúde Mental e Humanização da UFPE.
Autora de oito livros sobre música e inclusão e de uma história em quadrinhos sobre música e neurociências, é mentora do site Música e Inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com) e do Simpósio de Educação Especial. Realiza, ainda, palestras sobre música, inclusão, psicomotricidade e neurociências, em todo o Brasil. Recebeu 22 prêmios nacionais, referentes a piano, artigos científicos e projetos socioeducativos. Em 2017, participou como conferencista na convenção Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento e Design) – TED, em Recife.

Fernando Guilhon é mestre em educação musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor de música do Instituto Benjamin Constant (IBC) e da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (ETETMP) – Faetec, além de pianista do coral da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) – Rio. No Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM – CEU), concluiu o Bacharelado em Piano, bem como a Licenciatura e a Pós-graduação em Música.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar (UNO) é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição on-line de apresentações artísticas e oficinas, “vídeo podcasts” (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em parceria pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

Projeto Um Novo Olhar (UNO)
Curso Música + Educação + Acessibilidade
Segunda TurmaInscrições: entre 29 de junho e 12 de julho de 2021, maio, através do site www.umnovoolhar.art.br
Aulas em ambiente restrito aos inscritos
Início: 19 de julho, segunda-feira
O curso poderá ser concluído até 12 de setembro de 2021

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto (acima)

Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

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