MICBR 2021: inscrições abertas para seleção de empreendedores culturais e criativos

(Ascom/Secult)

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apoia o lançamento das inscrições para o chamamento público de empreendedores culturais e criativos para participação no megaevento Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) de 2021. Até o dia 12 de agosto, os candidatos podem se inscrever por meio de cadastro prévio na plataforma Mapa da Cultura (http://mapas.cultura.gov.br/) e, em seguida, de preenchimento do formulário on-line, disponível em http://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/1878/. O MICBR 2021 é uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial da Cultura, por meio de sua Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

A segunda edição do MICBR será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro deste ano, na modalidade virtual. O evento reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. O objetivo é impulsionar a profissionalização dos agentes culturais e a internacionalização da produção cultural brasileira. A programação do MICBR deste ano inclui, além das rodadas de negócios, espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além de atividades de capacitação como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria.

As rodadas de negócios do MICBR 2021 vão abranger nove setores: artes cênicas (circo, dança e teatro); audiovisual e animação; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; música; museus e artes visuais, e artesanato. A Funarte marca sua participação no encontro por meio do GT de Inteligência de Mercado, uma instância preparatória para o evento. O GT é formado pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação, José Maurício Moreira; pelo diretor do Centro da Música, Bernardo Guerra Duarte; e pelo diretor do Centro de Programas Integrados, Zé Alex. Com essa cooperação, a Funarte reforça seu compromisso de promover e incentivar a produção, a prática, a inovação, a tecnologia, o desenvolvimento e a difusão das artes no País.

Sobre o chamamento público

Serão selecionados, por meio de edital, até 270 empreendedores brasileiros — são 30 vagas para cada um dos nove setores citados, para participação nas rodadas de negócios e demais atividades de mercado do MICBR 2021 (meetups setoriais e pitchings). Das 30 vagas, 20 são destinadas a proponentes com perfil de vendedor e 10 ao perfil de comprador. O certame busca, ainda, selecionar um número mínimo de empreendimentos por região brasileira, para garantir a representatividade de todo o País nas atividades.

Podem se candidatar ao concurso brasileiros e estrangeiros, desde que comprovem inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) do Ministério da Economia.

Os proponentes selecionados para o MICBR 2021 serão beneficiados com o apoio da Secretaria Especial da Cultura nas seguintes modalidades: inscrição gratuita no evento; cadastro pela Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural na plataforma oficial do evento para participação nas rodadas de negócios; e participação em oficina de capacitação prévia às rodadas de negócios. Além dos empreendedores selecionados por meio do edital, as rodadas de negócios devem contar com compradores estrangeiros, que participarão na qualidade de convidados.

Inscrições abertas até o dia 12 de agosto 

Acesse aqui os links para mais informações sobre o concurso:

Edital

Cadastro prévio na plataforma Mapa da Cultura

Formulário

Sobre a primeira edição do MICBR

A primeira edição do MICBR, realizada em novembro de 2018, gerou U$ 5,4 milhões apenas nas rodadas de negócios, da qual participaram 406 empreendedores de 25 países, além do Brasil.

A iniciativa é de grande relevância para o País, na medida em que impulsiona a circulação cultural na região sul-americana, contribuindo para a geração de negócios, capacitação de empreendedores e qualificação e internacionalização de empreendimentos criativos do Brasil.

O MICBR apresenta-se, portanto, como iniciativa estratégica do poder público para a recuperação econômica do setor cultural, tendo em vista os impactos da pandemia da covid 19 para as cadeias produtivas da economia criativa.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial da Cultura

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