Inscrições para oficina de teatro inclusivo e exibição de mostras estão entre os destaques do Arte de Toda Gente

Divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgam as atrações do Arte de Toda Gente (ATG) desta semana. Entre os dias 6 e 12 de setembro, a programação semanal on-line e gratuita oferece: a quarta vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade; abertura de inscrições para a oficina Teatro musical inclusivo dos Menestréis; exibição da Mostra de Arte de Rua; realização do Concerto nº 6; apresentação do cantor Fernando Sodré; exposição fotográfica em vídeo Arte em Confinamento; além das oficinas do Festival Arte de Toda Gente.

O programa reúne as atividades dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). As ações são relacionadas a várias linguagens artísticas, exibidas em vídeos, no canal homônimo e nos sites dos projetos. As atividades ficam disponíveis para acesso posterior.

Um Novo Olhar (UNO)

Na segunda-feira, 6 de setembro, às 17h, os professores Marcus Vinícius Machado, Beatriz Salles e Denise Sá realizaram a quarta vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade, em plataforma externa e para turma fechada.

Também estão abertas, desde segunda-feira, as inscrições para a oficina Teatro musical inclusivo dos Menestréis. São oferecidas 20 vagas, disponíveis no endereço eletrônico https://umnovoolhar.art.br.

No domingo, dia 12 de setembro, às 15h, será realizada a mostra fotográfica Arte em Confinamento, com o lançamento da versão do vídeo com audiodescrição. A exposição traz 41 fotografias produzidas por alunos do curso de fotografia dos projetos Um Novo Olhar (UNO) e Bossa Criativa. O curso foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Cecplp).

Bossa Criativa

Na terça-feira, dia 7 de setembro, às 18h, dando início à Mostra Arte de Rua, o artista Gilmar Satão apresentou a live Painting, sobre hip-hop e grafite. A mostra segue nesta sexta-feira, dia 10, no mesmo horário, com a Performance (breaking e artesania) do artista Vanduarte. No sábado, às 18h, a Mostra de Arte de Rua convida o artista Gejo O Guardião para apresentar o projeto Custom Mask Brazil (hip-hop / grafite) e falar sobre empreendedorismo autogestionável (colaborativo) durante a pandemia. No dia seguinte, também às 18h, Guilherme Botelho vai conduzir a palestra A construção musical do movimento hip hop de 1987 a 1995, encerrando a Mostra Arte de Rua.

Na quinta-feira, dia 9, entre 18h e 20h, o cantor Fernando Sodré participa da Mostra Viola Dedilhadas, com a apresentação musical A Viola Urbana: Expressões, influências e Ressignificação Musical.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Sob a regência de Roberto Duarte, o Concerto nº 6, Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ será realizado na sexta-feira, dia 10 de setembro, às 18h.

Festival Arte de Toda Gente

O Festival Arte de Toda Gente apresenta diversas oficinas gratuitas voltadas à música. O evento reúne professores, artistas e especialistas de variadas vertentes da economia criativa e de localidades diferentes, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravados. Transmitido gratuitamente pela internet, o festival se desenvolverá ao longo dos próximos meses. O foco é a democratização da cultura, com capacitação e acessibilidade para as várias formas de arte produzidas no Brasil.

Confira a agenda das atividades desta semana:

Dia 6 de setembro (com inscrições prévias)
Inscrições para a oficina Teatro musical inclusivo dos Menestréis
Um Novo Olhar (UNO)

Dia 7 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Live Painting (hip-hop / grafite), com Gilmar Satão
Mostra de Arte de Rua
Bossa Criativa

Dia 9 de setembro, das 18h às 20h (sem inscrições prévias)
Apresentação musical A Viola Urbana: Expressões, influências e Ressignificação Musical, com Fernando Sodré
Mostra Viola Dedilhadas
Bossa Criativa

Dia 10 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Performance (Dança Breaking e artesania), com Vanduarte
Mostra de Arte de Rua
Bossa Criativa

Dia 10 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Concerto nº 6: Cordas, da Orquestra Sinfônica da UFRJ
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Dia 11 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Apresentação do projeto Custom Mask Brazil e o empreendedorismo autogestionável durante a pandemia (hip-hop / grafite), com Gejo O Guardião
Mostra de Arte de Rua
Bossa Criativa

Dia 12 de setembro, às 15h (sem inscrições prévias)
Lançamento do vídeo com audiodescrição “Arte em Confinamento
Mostra Fotográfica
Bossa Criativa / Um Novo Olhar (UNO)

Dia 12 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Palestra: A construção musical do movimento hip hop de 1987 a 1995, encerrando a “Mostra de Arte de Rua”, com Guilherme Botelho
Mostra de Arte de Rua
Bossa Criativa


Programa Arte de Toda Gente

Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

Um Novo Olhar (UNO): www.umnovoolhar.art.br

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos): www.sinos.art.br

Canal de vídeos do Arte de Toda Gentewww.youtube.com/artedetodagente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo |Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *