O essencial é o batuque, seja na caixa de fósforos, na frigideira ou nos tambores indígenas, portugueses ou africanos. A percussão e a dança, nas várias formas e estilos, são a base do espetáculo “Tamborzada”, em cartaz de 1º a 10 de julho, no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, no Rio de Janeiro. A montagem da Companhia Folclórica do Rio – UFRJ, reúne 40 artistas, entre músicos e dançarinos, que mostram as culturas de diversas regiões do Brasil.
Os múltiplos ritmos estão no palco, do samba de roda e de salão ao maxixe. Do Nordeste vem os cocos; os toques maranhenses do Tambor de Crioula e das caixeiras; além do Maracatu pernambucano. O Sudeste traz os jongos, a umbigada paulista, os congados mineiros, entre outros. A profusão de estilos do espetáculo destaca a variedade da percussão como elemento formador da cultura brasileira. Graças aos 22 anos de pesquisa sobre dança, música e instrumentos musicais brasileiros, a Companhia Folclórica do Rio elaborou um roteiro de manifestações, de diferentes origens. A ideia do espetáculo surgiu com a criação da “Roda Cultural”, realizada pelo grupo no campus do Fundão. Para democratizar o espaço, foi programado um momento de aproximação com a plateia, no qual dançarinos e músicos poderiam atuar junto com o público, que entraria na roda. Ali eram tocados vários ritmos nos tambores, o que levou ao nome “Tamborzada”.
A idealização é de Eleonora Gabriel. “Tamborzada’ é um grande encontro dos diversificados tipos de dança e música do Brasil. Montamos em cena um grande terreiro, que abriga o sagrado e o profano das manifestações populares, dos salões às ruas”, diz a diretora do espetáculo que, há 30 anos, exerce atividades ligadas à cultura popular. “Por todo o País, batemos tambores de muitos jeitos. Eles vêm de nossos ancestrais e de culturas de vários lugares do mundo”, lembra Eleonora. Na criação do trabalho, uma questão foi proposta para todos os integrantes da Companhia: “qual é sua primeira lembrança de tambor”? As respostas geraram novas motivações, importantes para o espetáculo, que já foi apresentado em inúmeros locais, no Brasil e no exterior, para milhares de pessoas.
“Tamborzada”Espetáculo de dança e música ao vivo
De 1º a 10 de julho de 2011, de sexta-feira a domingo, às 19h
Com a Companhia Folclórica do Rio – UFRJ
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2265-9933