Funarte SP: solo de dança-teatro “Pequenas mortes”

O espetáculo solo de dança-teatro “Pequenas Mortes” está em cartaz, em três únicas exibições, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, na Sala Renée Gumiel, no Complexo Cultural Funarte São Paulo. A montagem inspira-se nas memórias de abandono, de perda, de sonhos e de desejos, que acabam sendo deixados para trás. O projeto foi contemplado pelo Edital Elisabeth Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC/SC), em 2010.

“Pequenas Mortes” tem por base pesquisas sobre as relações entre movimento e palavra, aliadas à técnica de improvisação e composição cênica Viewpoints (pontos de vista). Este sistema oferece novos conceitos para que o dançarino-ator pense e realize o movimento e o gesto. Originalmente desenvolvido nos anos 1970 pela coreógrafa Mary Overlie, como um método de improvisação de movimento para dança, é baseada em seis “pontos de vista”: espaço, história, tempo, emoção, movimento e forma, numa espécie de sistema lógico para pesquisa, criação e análise da dança. O método foi adaptado para a atuação teatral, pelas diretoras Anne Bogart e Tina Landau, como um método prático de criação também para atores.

A encenadora e coreógrafa catarinense Vancllea Porath, criadora, diretora e intérprete do espetáculo explica que o Viewpoints possibilita ao dançarino-ator “estabelecer um diálogo entre a arquitetura corporal e a arquitetura do espaço cênico, e entre cada indivíduo e o grupo, na linguagem do palco”. Segundo Vancllea, a técnica também aprimora a capacidade do artista para identificar sensações e trabalhar com elas.

Clique aqui e conheça o Ana Núcleo Artístico (ANA)

“Pequenas Mortes”
5, 6 e 7 de agosto
Sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Criação e interpretação: Vanclea Porath
Trilha Sonora: Ezequiel Menalled | Cenário: Ruy de Paula
Sala Renée Gumiel
Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Santa Cecília
São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3662-5177
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Duração: 40 min
Recomendação etária: 14 anos
Capacidade da sala: 64 lugares