De 29 a 31 de agosto, a Funarte MG abriga o terceiro ciclo de palestras do Projeto Cultural Arte em Foco 2011. O evento, criado pela representação mineira da Fundação Nacional de Artes, já é um encontro marcado no calendário de pesquisadores, artistas e público.
Dessa vez, Ana Mae Barbosa vai falar sobre a História do Ensino de Arte e do Desenho no Brasil. Ana Mae – que é mestre e doutora por Universidades dos Estados Unidos – orienta o doutorado da ECA, na linha de pesquisa Teoria, Ensino e Aprendizagem, e o mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia, da Universidade Anhembi Morumbi.
No curso do Arte em Foco, a professora vai tratar, de forma crítica, das questões relacionadas ao liberalismo, positivismo e modernismo. Alguns dos temas que serão abordados: As Lutas Abolicionistas e o Ensino do Desenho; O Liberalismo e o Desenho como Instrumento de Trabalho; O Positivismo e o Desenho para Domar a Mente; As Descobertas Científicas no Campo da Psicologia; A Influência no Ensino do Desenho; O Movimento Nacionalista: Escuelas al aire libre, Elena Izcue,Theodoro Braga; A Escola Nova, o Desenho e o Cinema; Influência de John Dewey no Ensino do Desenho; As Escolinhas de Arte: Expressionismo e Criatividade; A Abordagem Triangular; e Culturas Visuais.
Uma das características do Programa Arte em Foco é a conexão entre teoria e prática. Por isso, as palestras são sempre acompanhadas de intervenções artísticas que dialogam com o tema em questão. Neste mês, a artista e pesquisadora Elisa Campos apresenta a intervenção Construções para Mergulho.
A instalação, de objetos e desenhos, é um convite à imersão, seja por uma experiência física, seja pela observação e interação possível com os trabalhos apresentados. Nela, reflexos de imagens e transparências se misturam às imagens multiplicadas do observador e recursos banais e inconstantes, como a superfície da água, e as linguagens tradicionais da arte, como o desenho a grafite, se relacionam de maneira fluida com as mais elaboradas tecnologias de produção e manipulação de imagens.
Sobre a Palestrante:
Ana Mae Barbosa é professora titular da ECA/USP e orienta doutorado na linha de pesquisa Teoria, Ensino e Aprendizagem. É também professora da Universidade Anhembi Morumbi, onde orienta mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia. Formou-se mestre e doutora nos Estados Unidos. Foi presidente e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (1987-1993). Publicou 21 livros sobre Arte e Arte/Educação, entre eles: Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais (com Fernanda P. Cunha, 2010); Arte Educação como mediação cultural e social (com Rejane Coutinho , 2009); O Ensino da Arte: Memória e História (2008); Interterritorialidade (com Lílian Amaral, 2008); Artes Visuais: da exposição à sala de aula (com Rejane Coutinho e Heloisa M Sales, 2005); O Pós-modernismo (com J. Guinsburg, 2005); John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil (2003); e Tópicos Utópicos (2003). Recebeu o Grande Prêmio de Crítica da APCA, o Prêmio Edwin Ziegfeld (1992), o Prêmio Herbert Read (1999), e a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004). Ensinou na Yale University e The Ohio State University. Proferiu palestras nas Universidades de Harvard e Columbia, MOMA, e em cerca de 30 países das Américas, Europa, Ásia e África. Fez curadorias de Christo, Bárbara Kruger, Oswald de Andrade, Flemming, e outros. Foi consultora do Canal Futura e membro do Conselho da Petrobras Cultural. Atualmente é curadora de Artes Visuais das Casas de Cultura da AES: Eletropaulo.
Sobre a Artista:
Elisa Campos é artista e pesquisadora e vem apresentando seus trabalhos em exposições coletivas e individuais em várias cidades do Brasil, desde 1991. Doutora em Arte pela Escola de Belas Artes da UFMG, realizando pesquisa na Université Paris 8 – Paris/FR, sobre a materialidade da imagem na arte contemporânea. É Professora Assistente na Escola de Belas Artes da UFMG na Habilitação de Artes Gráficas. Coordenou de 1997 a 2000 o Departamento de Artes Plásticas do Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte, trabalhando na organização de exposições nacionais e internacionais e realizando curadorias do acervo e mostras contemporâneas. Coordenou, nos anos de 2002 e 2003, o Núcleo de Arte Educação, na mesma instituição e implantou, junto a Benedict Wiertz, o Projeto Educativo de Inhotim – Centro de Arte Contemporânea – Brumadinho/MG (2005/06).
Serviço:
29 a 31 de agosto
III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco
Arte em Foco 2011
Tema: História do Ensino da Arte e do Desenho no Brasil
Palestrante: Professora Ana Mae Barbosa
Horário: 19 às 22 horas
Intervenção Artística: Construções para Mergulho / Elisa Campos
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Floresta. BH/MG.
Informações: (31) 3213.7112
As vagas para a palestra deste mês já se esgotaram. Para saber mais sobre os próximos meses, acesse: https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/artes-integradas/arte-em-foco-2011-chega-a-bh/