Entre os dias 8 e 13 de agosto, o Painel Funarte de Regência Coral foi realizado em Campo Grande (MS). Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas de técnica vocal e de regência, dinâmica de coro e percepção musical.
Em depoimento ao Centro da Música da Funarte, que coordena o programa, o pianista e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcus Medeiros, elogiou a iniciativa:
“A presença do Painel Funarte de Regência Coral em Campo Grande pode ser considerada como um presente para a cidade, em especial para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que sediou o evento. Os cursos de licenciatura em Música têm sempre muito a ganhar com as experiências oferecidas por este tipo de painel, ainda mais neste momento importante de reinserção da música na educação básica brasileira.
O Painel proporcionou uma semana de música, motivando alunos e professores a pensar que aulas de música devem envolver os alunos em um fazer musical ativo e não apenas com informações sobre música. A vitalidade dos professores foi contagiante e estou certo de que professores e alunos que participaram do evento aprenderam não apenas técnicas de regência ou prática de coral, mas o prazer e a alegria de envolver-se com o fazer musical. Citando Swanwick (2003), tivemos uma semana de ensino de música “musical”, respeitando o discurso musical dos alunos, compreendendo a música como um discurso, e tendo a fluência musical como objetivo primordial.
Parabenizo a coordenação do evento por proporcionar estas aulas de educação musical em lugares muitas vezes deixados de lado pelos grandes projetos que acontecem no Brasil. A Funarte tem sempre colocado Campo Grande como uma possibilidade de execução de seus projetos e isso tem sido muito importante para o desenvolvimento musical e profissional da região”.
Marcus Medeiros
Painéis Funarte de Regência Coral
Vassouras (RJ) – 12 a 17 de setembro
Quixadá (CE) – 7 a 12 de novembro