Documentário “Luis Antonio-Gabriela” estreia na Funarte São Paulo

Marcos Felipe interpreta Luis Antonio-Gabriela. Foto: Bob Sousa

A partir desta sexta-feira, 7 de outubro de 2011, a Cia Mungunzá de Teatro apresenta no Complexo Cultural Funarte São Paulo o documentário cênico “Luis Antonio – Gabriela”, que neste primeiro semestre já angariou três indicações ao prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), cinco indicações para o Prêmio Shell de Teatro e três indicações para o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro. O espetáculo integra projeto de ocupação selecionado por meio de Edital da Fundação Nacional de Artes para a Sala Carlos Miranda.

Construído a partir do argumento do diretor Nelson Baskerville, com a intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin, o documentário descreve a saga do homossexual Luis Antonio (interpretado pelo ator Marcos Felipe). Irmão oito anos mais velho de Nelson, Luis Antonio protagoniza uma história de violência e de intolerância, desafia a família e a sociedade conservadora dos anos 60 e parte para a Espanha, onde vive sob o codinome de Gabriela até sua morte, em 2006.

A montagem teve seu processo de estudo cênico iniciado em 2010 e é o segundo trabalho da Cia. Mungunzá de Teatro, criada em São Paulo, em 2006, por um grupo de jovens atores dispostos a aprofundar sua técnica e a desenvolver um estudo detalhado do Teatro Épico de Brecht e de linguagens estabelecidas na contemporaneidade. Para esta encenação, os atores aprenderam a tocar instrumentos e executam, eles mesmos, a trilha sonora composta por Gustavo Sarzi.

A temporada de “Luis Antonio-Gabriela” na Funarte São Paulo terá preços populares (R$ 5,0 a inteira), e toda a bilheteria arrecadada será revertida à instituição LGBT Casarão Brasil. A Cia Mungunzá, sob a direção de Nelson Baskerville, ganhou 36 prêmios em festivais pelo Brasil com o espetáculo “PorQue a Criança Cozinha na Polenta”, apresentado em cinco temporadas em São Paulo entre 2008 e 2010. acumulando 36 prêmios em diversas categorias.

Exposição

A ocupação da Cia Mungunzá no Complexo Cultural Funarte São Paulo envolve, além das sessões do documentário cênico “Luis Antonio-Gabriela” (em cartaz até fevereiro de 2012) uma exposição gratuita da instalação que compõe o cenário do espetáculo. Nela, objetos que ocupam o espaço cênico ganham, quando usados pelos atores, novos significados. Entre esses objetos estão 22 telas pintadas pelo jovem artista plástico Thiago Hattnher, que iniciou seus trabalhos com a técnica do graffiti e tem hoje como principal tema de sua produção o corpo humano. Fazem parte da instalação, ainda, objetos como soros, documentos da vida de Luis Antonio e de seus familiares e lâmpadas – a luz não convencional do espetáculo foi inteiramente construída pelos atores e pelo diretor e é operada de dentro do palco.

Outras realizações do projeto de ocupação da Cia Mungunzá na Funarte para 2012 são oficinas de criação gratuitas com Sandra Modesto, Marcos Felipe, Lucas Beda, Virginia Iglesias, Verônica Gentilin, Gustavo Sarzi, Day Porto, Renato Spinosa e Thiago Hattnher, e debates com foco no teatro contemporâneo brasileiro e suas novas linguagens.

________________________

CIA MUNGUNZÁ OCUPA FUNARTE – PROGRAMAÇÃO 2011

Espetáculo: “Luis Antonio – Gabriela”
Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Carlos Miranda (60 lugares)
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Tel (11) 3662-5177

De 7 de outubro de 2011 a fevereiro de 2012 | Quinta a domingo, 21h30

Ingressos: R$ 5 | A partir de 1 de dezembro, bilheteria abre 2 horas antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa

Duração: 88 minutos | Gênero: Documentário Cênico | Recomendação etária: 16 anos

Texto: Cia Mungunzá de Teatro, a partir do argumento de Nelson Baskerville
Intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin

Elenco: Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias; Day Porto
Direção: Nelson Baskerville
Diretora Assistente: Ondina Castilho
Assistente de Direção: Camila Murano
Direção Musical, Composição e Arranjo Gustavo Sarzi
Produção Executiva: Sandra Modesto e Marcos Felipe
Produção: Cia Mungunzá de Teatro

Exposição: Instalação do espetáculo “Luis Antonio – Gabriela”, com projeções da peça e telas do artista plástico Thiago Hattnher

De 5 de outubro de 2011 a fevereiro de 2012 | Quartas, das 14 às 22h; de quinta a domingo, das 14h às 18*
*30 de novembro – das 9h às 17h
23 a 27 de novembro não há exposição
7 de dezembro– das 9h às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *