Performance e Política em Foco

Maria Beatriz de Medeiros - Foto: Alexandra Martins

De 24 a 26 de outubro, a Funarte MG abriga o quinto ciclo de palestras da III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco. O evento, criado pela representação mineira da Fundação Nacional de Artes, já é um encontro marcado no calendário de pesquisadores, artistas e público.

Dessa vez, Maria Beatriz de Medeiros, fala sobre o evento performance como política – política do corpo, política do corpo na cidade, política no meio artístico, política na rede mundial de computadores – e faz um recorte da produção atual de performance no Brasil.

Maria Beatriz Medeiros é professora do Departamento de Artes Visuais da UnB (graduação e pós-graduação), coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos, desde 1992; possui graduação em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979); mestrado em Estética – Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1983); doutorado em Arte e Ciências da Arte- Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1989); pós-doutorado em Filosofia no Collège International de Philosophie, Paris (2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte e tecnologia, arte contemporânea, arte e performance, intervenção urbana. Foi coordenadora adjunta para a área de Artes na CAPES (2005-2010); suplente na cadeira de Artes Digitais no Conselho Nacional de Cultura (2007-2009); presidente da ANPAP (2003-2005); coordenadora do Programa de pós-graduação em Arte-UnB (2003-2004).

Foco na Arte 

Entrelinhas - Foto: Shima

Uma das características do Programa Arte em Foco é a conexão entre teoria e prática. Por isso, as palestras são sempre acompanhadas de intervenções artísticas que dialogam com o tema em questão. Neste mês, o artista plástico Shima apresenta o vídeo Entrelinhas. Nele, a imagem de um homem em movimento é captada em um vídeo de 2 minutos, que é então projetado sobre seu corpo e uma parede, repetindo este esquema de ação, registro e projeção por 30 minutos. Trama-se um processo que embaralha tempos, espaços e dimensões, num jogo de telas sobrepostas, entre o efêmero e o perpétuo, o medido e o estimado, de projetos e reflexões.

Marcio Shimabukuro nasceu em São Paulo. Formado em Desenho Industrial, realizou residências artísticas na Holanda (2007), Japão (2008), Goiânia (2009) e Bélgica (2010). Foi selecionado pelo Programa Rumos Artes Visuais 2008-2009, e é artista residente do Programa Bolsa Pampulha 2010-2011. Vive e trabalha em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Serviço:

24 a 26 de outubro
III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco
Arte em Foco 2011
Tema: Performance e Política
Palestrante: Professora Maria Beatriz de Medeiros (UnB)
Horário: 19 às 22 horas
Intervenção Artística: Entrelinhas / Shima
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Floresta. BH/MG.
Informações: (31) 3213.7112
Inscrições Gratuitas / Vagas Limitadas: arteemfoco.funarte@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *