O Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais debate, no próximo dia 25/10, na Funarte MG, em Belo Horizonte (MG), os mecanismos de financiamento e de fomento às artes, com as presenças do secretário de Fomento e Incentivo Cultural do Ministério da Cultura – MinC – Henilton Menezes – e da Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – Nora Vaz de Mello. Neste segundo encontro temático, haverá apresentações de experiências na área de fomento e incentivo à cultura, a cargo das organizações não-governamentais Filmes de Quintal e da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude – de Belo Horizonte.
O Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais é o espaço para o diálogo e o aprofundamento das questões relacionadas à Política Pública de Cultura. A meta é aproximar governos municipais, estadual e federal no sentido de instituir e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura. A primeira atividade do Fórum ocorreu no mês setembro de 2011 e discutiu as políticas culturais para uma economia criativa, com a presença da secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Souza Leitão.
Integram o Fórum, a Representação Regional do MinC, da Fundação Nacional de Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e a Associação Mineira dos Municípios.
Os encontros são abertos ao público, acontece em Belo Horizonte e após a apresentação dos convidados haverá debate sobre o tema exposto.
Programação
25 de outubro de 2011
2º Tema – Políticas Públicas de Cultura – Sistema de Fomento
Eixos: Mecanismos de financiamento e de fomento às atividades culturais
Horário: de 14h as 17h30
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Floresta – BH/MG
Convidados
Henilton Menezes – Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura: produtor cultural e consultor para elaboração de projetos. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais da estatal. É secretário de Fomento e Incentivo à Cultura desde o início de 2010.
Nora Vaz de Mello – Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura/ Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais: graduada em Letras pela FALE/UFMG e em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes Cênicas da UFMG. É mestre pelo SATED/MG e formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dancing de Londres. É membro do International Dance Council/CID da UNESCO, desde 2008, e do The International Organization of Folk Arts/UNESCO, desde 1986. Foi condecorada com o diploma de Honra ao Mérito, por meio da Comenda de Mérito Artístico Rômulo Paes, pela Câmara Municipal de BH. Recebeu moções de congratulações da Câmara Municipal de BH pelo trabalho cultural de cunho social desenvolvido em comunidades carentes. Agraciada com o Diploma de Honra José Marti por relevantes méritos artísticos, em Cuba, em 1996. Foi presidente do Ballet Movimento, (1976-2006), em Belo Horizonte. Como bailarina, atriz, diretora artística, coreógrafa e produtora da Companhia de Dança Movimento apresenta, desde 1980, trabalhos de dança contemporânea e dança-teatro no Brasil, tendo produzido e realizado tournées por diversos países tais como EUA, Canadá, Cuba, Paraguai, Escócia, França, Portugal, Espanha, Itália, Áustria e Bélgica. Como gestora cultural, trabalha na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, desde 2009, como Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, provocando sempre o diálogo com a classe artística e empresas incentivadoras a fim de fortalecer e preservar a diversidade cultural, buscando a sustentabilidade dos bens materiais e imateriais mineiros.
Helder Quiroga – Coordenador da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude: graduado em Comunicação Social pela PUC-MG, fez Pós-graduação em Cinema pelo IEC – Instituto de Educação Continuada (PUC MG) é Mestre em Comunicação Social na linha de pesquisa em Imagem e Som na Universidade de Brasília. Como profissional do mercado é Roteirista, Diretor de Cinema, Produtor Cultural, Representante do Fórum Mineiro do Audiovisual (FMA), Consultor do projeto de Pesquisa da Fundação João Pinheiro – Diagnostico Econômico e Cultural do Audiovisual Mineiro.
Rafael Barros – Antropólogo e Produtor Cultural. É membro da Associação Filmes de Quintal, entidade idealizadora e organizadora do forumdoc.bh. Além da execução do festival a entidade se dedica à formação em audiovisual, produção fílmica, publicação de livros cujos temas gravitam o cinema, o documentário e a antropologia, além de executar pesquisas na área de antropologia. É membro pesquisador do CER – Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis FAFICH/UFMG onde trabalha com temas ligados a Festa, Religião e Magia. É também produtor do grupo Graveola e o lixo polifônico, tesoureiro da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário. Eleito recentemente Conselheiro Municipal de Cultura de Belo Horizonte pela Regional Centro-Sul.
Mediador: Cleidisson Dornelas – graduado em Filosofia pela PUC Minas e pós-graduado em Filosofia da Linguagem pela UFMG. Atuou como gestor público em diversas áreas, tais como: cultura como fator de inclusão nos territórios do BH Cidadania; pesquisa na área de patrimônio materiaI e imaterial; gestão de equipamentos culturais (museu, centro cultural e teatro). Atualmente coordena o Departamento de Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Municipal de Cultura e cursa pós-graduação em Gestão de Projetos
Contato: Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais
Claudia Houara de Castro: 31 – 3293 5713/5796