A cantora paulista Verônica Ferriani é a convidada do projeto Compositores.BR, do dia 22/10 (sábado), na Funarte MG. A artista fará releituras da obra do compositor Ary Barroso, assim como Davi Moraes, que se apresenta, no dia seguinte, 23/10 (domingo), transpondo para o violão todas as canções do músico homenageado. Os shows acontecem a partir das 20 horas, com entrada franca. Os interessados devem retirar suas senhas duas horas antes da realização de cada espetáculo.
Em outubro, já se apresentaram os seguintes artistas dentro da programação do projeto Compositores.BR: Moraes Moreira, Rosa Marya e Zé Renato, em shows vocais; e Warley Henrique, o grupo Senta a Pua e Gilvan Oliveira, em instrumentais.
Ainda neste mês se apresentam: Dóris Monteiro, Maria Bragança e Maria Tereza.
Verônica Ferriani
A cantora paulista Verônica Ferriani vem cativando seu público com interpretações ricas e originais da música brasileira. O sucesso em renovar e dar sua marca pessoal à tradição foi destacado pelo crítico Nélson Motta, que afirmou: “Verônica Ferriani é uma das melhores revelações dos últimos tempos, aliando técnica e personalidade, um fraseado fluente e sempre de bom gosto, além de ótimas escolhas de projetos e repertórios”.
Sua carreira passa por trabalhos com artistas como Beth Carvalho, Mart’nália, Francis Hime, Tom Zé, Élton Medeiros e a Spokfrevo Orquestra, além de uma série de shows ‘voz e violão’ com Toquinho, atualmente em andamento. Com Ivan Lins, participou de shows em São Paulo e gravou o programa Som Brasil (TV Globo, 2007).
Em 2009, Verônica lançou seu álbum de estréia, intitulado Verônica Ferriani. Produzido pelo suingueiro BiD, o disco traz no repertório uma seleção cuidadosa de “pérolas escondidas”, extraídas das obras de compositores como Gonzaguinha (Um sorriso nos lábios), Paulinho da Viola (Perder e ganhar), Marcos Valle (Com mais de trinta) e João Donato (Ahiê), além de composições inéditas, como Bem feito e Na volta da ladeira (da dupla Rubens Nogueira e Paulo César Pinheiro).
Ainda em 2009, lançou o CD de canções inéditas Sobre Palavras em parceria com o compositor e violonista Chico Saraiva, premiado pelo Projeto Pixinguinha (Funarte, 2008/09) entre mais de 500 projetos. Em 2010 e 2011, atuou também em diversos projetos especiais de gravação de CD e shows de lançamento, entre eles Adoniran 100 Anos, Ataulfo Alves – 100 Anos, Uma flor para Nélson Cavaquinho e A voz da mulher na obra de Taiguara.
Este ano, Verônica se prepara para dar início às gravações de seu segundo trabalho solo, com destaque para as canções autorais e parcerias com compositores da nova geração.
Davi Moraes
Nascido em 1974, o músico e instrumentista Davi Moraes acumula hoje grande bagagem musical. Sua estreia nos palcos foi aos 12 anos, acompanhando seu pai, Moraes Moreira, na primeira edição do Rock in Rio, tocando “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, no cavaquinho.
Em seguida, Davi trocou o cavaco pela guitarra e foi amadurecendo seu lado instrumentista junto a outros artistas como Marisa Monte, Caetano Veloso, Carlinhos Brown e tantos outros. Em 2002, decidiu partir para a carreira solo, com o seu disco debutante, o “Papo Macaco”, fez turnê durante dois anos pelo Brasil inteiro, e participou do Brazilian Day de 2003, em Nova Iorque. Foi também com seu primeiro CD que Davi ganhou elogios de grandes nomes da música brasileira.
Agora com a nova banda montada – composta por Pedro Baby (filho de Pepeu Gomes) na guitarra, Marcelo Linhares no baixo, Rannieri nos teclados e Renato Brasa na bateria – e CD gravado, Davi prepara os últimos detalhes para possivelmente lançar o CD no início do próximo ano.
Projeto Compositores.BR
O projeto cultural Compositores.BR, que estreou no dia 08/10 , em Belo Horizonte, foi vencedor do Edital de Ocupação do Galpão 1 da Funarte Mg 2011 e tem como intuito unir gerações distintas e interessadas na produção cultural e na música brasileira de diferentes épocas. Até o mês de dezembro, serão apresentados shows de respeitados músicos brasileiros e uma variada seleção das canções marcantes da MPB.
O repertório das apresentações é centrado na produção artística de grandes mestres de diferentes gerações da música brasileira. São eles: Ary Barroso, Zé Keti, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Baden Powell (em parceria com Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro), Braguinha, Cartola, Lamartine Babo, Assis Valente, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.
Cada autor terá sua obra revisitada em shows distintos, sendo que o mesmo repertório irá ganhar duas releituras. No primeiro dia, a apresentação será vocal, já na noite seguinte, as mesmas músicas serão interpretadas de modo instrumental, com o objetivo de mostrar a dimensão da obra do músico enquanto letrista e melodista.
FICHA TÉCNICA
Concepção e curadoria artística: Gestor cultural Pedrinho Alves Madeira
Gestão e produção do projeto: Alves Madeira Comunicação e Produção
Direção de produção: Regina Célia
Projeto selecionado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 01 Funarte MG/2011
Compositores.BR
Verônia Ferriani – 22 de outubro de 2011
Davi Moraes – 23 de outubro de 2011
Horário: 20 horas.
Os portões abrem sempre às 19h45 e são fechados 10 minutos após o início de cada apresentação.
Local: FUNARTE MG – (Rua Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte, MG)
Entrada gratuita, com distribuição de senha duas horas antes de cada espetáculo.
A lotação máxima é de 139 (cento e trinta e nove lugares)
Informações: (31) 3213-3084 ou pelo site: www.compositores.br.com