O edital que prevê quase 16 milhões para a cultura da Bacia do Rio São Francisco foi lançado quinta-feira, 17 de novembro, na Funarte MG, em Belo Horizonte, com festa que reuniu grupos do Congado e do Candombe mineiros. Um dos pontos marcantes da cultura de Minas é a religiosidade, por isso, o Grupo de Candombe Nossa Senhora da Lapinha, da cidade de Lagoa Santa (MG), foi convidado para abrir os festejos. Em seguida, o presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Antônio Grassi, apresentou o projeto a um público composto por comunidades da capital e do interior de Minas Gerais.
Estiveram presentes também a secretária de Estado da Cultura de MG – Eliane Parreiras, a chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais – Cesária Macedo, o presidente da Associação dos Municípios do Alto São Francisco e prefeito de Abaeté – Cláudio Valadares – representando mais de 200 municípios da Bacia do São Francisco-, e o artista plástico Ronaldo Fraga – que expõe na galeria da Fundação, no Palácio Gustavo Capanema (RJ), sua obra inspirada no “Velho Chico” – “Rio São Francisco, um rio brasileiro“.
Para encerrar a cerimônia, o Grupo Folclórico Santa Cruz da cidade de Pirapora (MG) apresentou suas danças próprias, como o Lundu, o Carneiro, o Jacaré, o Gâmba e a Margarida. Composto por 24 dançarinos e seis músicos, o grupo pode, em breve, receber registro de Patrimônio Histórico Imaterial de Minas Gerais.
O Edital
O Programa Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco é voltado para a realização de atividades culturais de baixo custo, com o objetivo de fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projtos artísticos e culturais nos 504 municípios dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Goiás, Sergipe e Pernambuco. Serão contemplados 1.050 projetos, com prêmios de R$ 15 mil cada, totalizando recursos da ordem de R$ 15,7 milhões.
As inscrições acontecerão pelo site da Funarte (www.funarte.gov.br), até 15 de fevereiro de 2012. Podem participar pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos) que desenvolvam projetos de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda. Levando em conta a promoção da cidadania cultural, os projetos financiados deverão ser propostos ou ter como beneficiários jovens de 17 a 29 anos, residentes em regiões e municípios da Bacia do Rio São Francisco.
A iniciativa da Funarte/Ministério da Cultura é uma das ações resultantes da Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Codefasf e Ministério da Integração Nacional. O projeto é a continuidade do programa Mais Cultura, que também já abriu editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal.